SSPDS-CE e secretarias de segurança de PE e BA unem forças à Senasp para combate aos CVLIs no Nordeste

4 de julho de 2023 - 15:06 # # # # #

Com o intuito de discutir estratégias e fortalecer as ações integradas de segurança com foco na redução de crimes no Nordeste, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Samuel Elânio, participou, nessa segunda-feira (03), da 1º reunião de Operações Integradas de Inteligência. O encontro, que ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, em Recife (PE), reuniu representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), além ddos gestores de segurança pública de Pernambuco e da Bahia.

Na ocasião, assuntos ligados às ações de repressão qualificada aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), à criação de políticas públicas para mudança da realidade social e de simplificação do repasse de recursos financeiros para os estados foram debatidas durante o encontro.

O titular da SSPDS-CE, Samuel Elânio, destacou a importância de fortalecer o diálogo e estender as ações integradas, não somente no Nordeste, mas para todo o restante do país.
“A reunião realizada demonstra a importância e a visão que o Ministério da Justiça, por meio da Senasp e de todo a sua equipe, tem em fortalecer o trabalho integrado em todo o Nordeste, especialmente no Ceará, na Bahia e no estado de Pernambuco. Isso cada vez mais irá fortalecer o trabalho integrado e a redução dos CVLIs. Irá repercutir em todo país e assim pode trazer uma maior sensação de segurança para a população, não só dos estados mencionados, mas de todo o Nordeste. Sem dúvida, esse trabalho será fortalecido com a ideia de estender para o resto do Brasil e de outras regiões e mostrar essa integração e proximidade do Ministério da Justiça com todos os estados. E, dessa forma, melhorar cada vez mais a segurança pública de todo o país”, ressaltou ele.

O secretário da Senasp, Tadeu Alencar, enfatizou a positiva postura das polícias Militar e Civil pernambucana na prevenção e enfrentamento à criminalidade. “Nosso objetivo é que o Estado e a União estejam organizados no combate ao crime. E a integração firmada entre as polícias Militar e Civil de Pernambuco são fundamentais para o desenvolvimento estratégico de estudos e planejamentos da segurança pública”, pontuou ele.

Além do secretário da Senasp, Tadeu Alencar; do secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, que também preside o Consesp, Sandro Caron, e do titular da SSPDS/CE, Samuel Elânio, participaram da reunião: a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha; o secretário estadual da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, além dos chefes das Polícias Militar e Civil de Pernambuco.

Integração

O encontro com o secretário Nacional de Segurança Pública e com os secretários de Pernambuco, Bahia e Ceará teve como tema principal a “Intensificação das Operações Integradas com foco na redução de homicídios”. A secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha, falou sobre a iniciativa com foco em aprimorar as estratégias integradas e de inteligência. “Essa iniciativa inédita da Senasp, de unir as forças do nosso Estado com os estados da Bahia e Ceará, é o início de uma atuação conjunta e inteligente, dividindo recursos e operacionalidade, tudo de forma integrada”, enfatizou ela.

Destinadas à prevenção e controle da criminalidade no Nordeste, as ações discutidas serão desenvolvidas com atuações voltadas às raízes socioculturais, aliando-se às políticas sociais que contarão com o trabalho conjunto entre os estados nordestinos, com planejamentos de curto, médio e a longo prazo.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da SDS-PE.