Fortaleza encerra o 1º semestre de 2023 com redução de 28,4% nas mortes violentas; no Ceará a diminuição é de 7%

4 de julho de 2023 - 14:19 # # # #

Graças às estratégias e aos investimentos feitos pelo Governo do Ceará na Segurança Pública, além do trabalho integrado das Forças de Segurança do Estado, Fortaleza apresentou uma redução de 28,4% nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). O resultado é referente ao primeiro semestre de 2023, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 323 casos registrados, na Capital, nos primeiros seis meses deste ano, contra 451 no mesmo período de 2022. Esse foi o melhor semestre, em Fortaleza, da série histórica que vem desde 2009. A redução foi presente também em todo o Estado, quando foram contabilizados 1.377 casos, no 1º semestre deste ano, enquanto no primeiro semestre do ano passado foram 1.481 registros; o que representou uma redução de 7%. Em junho deste ano, o Ceará apresentou o menor número de CVLIs desde o mês de dezembro de 2019. Os resultados foram divulgados, na manhã desta terça-feira (04), em coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A redução também é presente no quadro comparativo do mês de junho deste ano em relação a junho de 2022, tanto para Fortaleza como para todo o Estado. Nos dados compilados, por meio da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram registradas 44 mortes violentas em junho deste ano, na Capital cearense. A queda é de 36,2%, já que no mesmo período de 2022 foram 69 casos. A redução neste período, no Ceará, foi de 3,3%, com 207 mortes, no sexto mês deste ano, e 214, no mesmo período do ano passado. Os CVLIs englobam homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

“Essas reduções, sem sombra de dúvida, são frutos das operações que ocorreram pelas Forças de Segurança do Estado,. Operações essas da Secretaria, da Polícia Militar do Ceará e da Polícia Civil do Estado do Ceará. Na SSPDS temos a operação Focus em todo o estado do Ceará. Contamos com a Operação Sinergia da Polícia Civil e a Operação Arpo da Polícia Militar. Agregado a essas operações, contamos também com o trabalho das inteligências de todas as Forças de Segurança, que, conseguimos obter êxito e, com certeza, iremos conseguir avançar cada vez mais”, destacou o titular da SSPDS, Samuel Elânio.

Trabalho integrado

De forma permanente, as Forças de Segurança realizam operações de combate à criminalidade em bairros de Fortaleza e em todo o Estado. As ações são realizadas por instituições vinculadas à SSPDS, principalmente pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), em parceria com os setores de inteligência da própria SSPDS e dessas vinculadas, com apoio de órgãos parceiros. Uma dessas ações foi intitulada de “Operação Focus”, que tem como objetivo coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) em pontos estratégicos de Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Estado. Sob a coordenação da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, as composições da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizam, durante as operações, saturações pelos bairros escolhidos por meio de dados analisados pela (Geesp) da Supesp. Diante disso, abordagens a pessoas em atitudes suspeitas e veículos são realizadas.