SSPDS participa de reunião sobre balanço do 1º semestre da gestão do Governo do Ceará

30 de junho de 2023 - 18:07 # # # # #

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, reuniu, nesta sexta-feira (30), todos os secretários e secretárias estaduais, além de chefes de vinculadas, para realizar balanço dos seis primeiros meses de gestão. Entre os presentes, estava o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio. O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

O governador Elmano de Freitas destacou a importância do encontro para que os secretários também possam conhecer o que as outras áreas do Governo do Ceará  vêm desenvolvendo. “Considero muito importante que tenhamos uma visão geral do Governo. E que, a partir disso, possamos perceber algumas ações que podemos articular entre nós como um grupo. Nós, como coletivo, como grupo, não iremos ser julgados por um fato isolado, mas sim pelo conjunto de entregas que faremos ou não”, disse.

“Os seis primeiros meses da gestão têm apresentado números satisfatórios. Temos uma constante na redução dos CVLIs (Crimes Violentos Letais e Intencionais). Acreditamos que no mês de junho, que está se encerrando, teremos mais uma redução significativa, em comparação com o mesmo mês em 2022. Sendo que no ano passado, o mesmo mês teve o menor número de CVLIs de todo o ano”, detalhou o secretário Samuel Elânio, que apontou investimentos para os próximos meses. “A ideia é fortalecer, cada vez mais, o trabalho já realizado pelas nossas Forças de Segurança. Em breve, receberemos viaturas para a frota da Polícia Militar do Ceará. Também teremos mil novos PMs para ingressar na corporação, além de chamar mais policiais para ingressar na Polícia Civil do Ceará. Esses investimentos fortalecem o combate ao crime organizado, aos CVLIs, além de descentralizar os trabalhos realizados em Fortaleza e Região Metropolitana para todo o interior do Estado”, explicou.

Saldo positivo

Antes do início da reunião, Elmano de Freitas recebeu a imprensa e destacou as ações do Governo do Ceará neste primeiro semestre. “É válido dizer como este início de governo foi particularmente difícil, sobretudo por conta da redução em nossa receita. Tomamos todas as medidas necessárias para manter o padrão de investimento em nossas ações, sem perder o equilíbrio fiscal. Conseguimos ampliar as escolas em tempo integral, lançar o Ceará sem Fome, realizar cirurgias eletivas, já entregamos unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, assim como diversas ações em outras áreas”, comentou.

Próximos passos

Ao final do encontro, o governador lembrou ao secretariado que no próximo mês, nos dias 13 e 14 de julho, acontecerá um novo encontro, desta vez mais aprofundado e duradouro, quando novas metas e objetivos serão desenhados.