Ciopaer/SSPDS disponibiliza lista preliminar de selecionados da 1ª fase do CFSOM/2023

21 de junho de 2023 - 15:22 # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), disponibiliza, nesta quarta-feira (21), o resultado preliminar da primeira fase da seleção para o Curso de Formação de Operadores de Suporte Médico (CFOSM). Após a apresentação e o resultado dos recursos, os candidatos selecionados seguem para a segunda etapa.

No total, foram deferidas 68 inscrições, das quais 50 destinadas às vagas para enfermeiros e 18 para médicos. A apresentação do recurso pelo candidato com inscrição indeferida poderá ser feita nesta quinta-feira (22), com resultado na sexta-feira (23). Após a conclusão da primeira fase, a segunda etapa do certame está prevista para a próxima segunda-feira (26).

O curso disponibilizará um total de 30 vagas, das quais dez vagas destinadas a médicos regularmente inscritos no Conselho Regional de Medicina, com experiência comprovada em de pelo menos dois anos em intervenção de urgência e emergência pré-hospitalar, na função de médico; e outras 20 vagas destinadas a enfermeiros com inscrição regular no Conselho Regional de Enfermagem e com experiência comprovada em intervenção de urgência e emergência pré-hospitalar, de pelo menos dois anos, na função de enfermeiro.

Sobre o curso

No programa do curso estão temas como educação física, táticas específicas de operação em alturas, de salvamento aquático e de salvamento terrestre, legislação, aviação civil, aeronaves, fraseologia aeronáutica, procedimentos, segurança de voo, noções básicas de teoria de voo e navegação aérea, meteorologia e geografia, evacuação de emergência, direitos humanos, ética, cidadania, medicina aeroespacial, atribuições e responsabilidades, uso dos equipamentos médicos embarcados, embarque e desembarque do paciente e outros procedimentos aeromédicos, atuação em desastres com múltiplas vítimas e sobrevivência em regiões inóspitas, entre outras.

O processo seletivo conta com cinco fases, em conformidade com as diretrizes da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e da Ciopaer da SSPDS. A data prevista para divulgação da lista final de selecionados é 27 de julho de 2023. Já a aula inaugural do CFOSM, está prevista para ser ministrada no dia 31 de julho de 2023.

Clique aqui acessar a lista preliminar