Ciopaer/SSPDS divulga seleção para Curso de Formação de Operadores de Suporte Médico 2023

12 de junho de 2023 - 15:33 # # # # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) divulga a realização de processo seletivo para o Curso de Formação de Operadores de Suporte Médico (CFOSM), formação direcionada aos profissionais da saúde do Estado e de outras unidades da Federação. O processo seletivo recebe inscrições a partir desta segunda-feira (12) e segue em andamento até a sexta-feira (16).

São 30 vagas no total, sendo dez vagas destinadas a médicos regularmente inscritos no Conselho Regional de Medicina, com experiência comprovada em intervenção de urgência e emergência pré-hospitalar, de pelo menos dois anos, na função de médico; e outras 20 vagas destinadas a enfermeiros regularmente inscritos no Conselho Regional de Enfermagem, com experiência comprovada em intervenção de urgência e emergência pré-hospitalar, de pelo menos dois anos, na função de enfermeiro.

No conteúdo programático do curso, serão abordados temas como educação física, táticas específicas de operação em alturas, de salvamento aquático e de salvamento terrestre, legislação, aviação civil, aeronaves, fraseologia aeronáutica, procedimentos, segurança de voo, noções básicas de teoria de voo e navegação aérea, meteorologia e geografia, evacuação de emergência, direitos humanos, ética, cidadania, medicina aeroespacial, atribuições e responsabilidades, uso dos equipamentos médicos embarcados, embarque e desembarque do paciente e outros procedimentos aeromédicos, atuação em desastres com múltiplas vítimas e sobrevivência em regiões inóspitas, entre outras.

A seleção é realizada em cinco fases e segue diretrizes da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e da Ciopaer da SSPDS. A data prevista para divulgação da lista de selecionados é 27 de julho de 2023. Já a aula inaugural do CFOSM, está prevista para ser ministrada no dia 31 de julho de 2023. Detalhes sobre o processo seletivo foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 4 de maio. Clique aqui para ter acesso ao edital.

Clique aqui para realizar a inscrição no processo seletivo.