PC-CE captura mulheres suspeitas de tráfico e apreende mais de 600 g de cocaína no Cariri

31 de maio de 2023 - 16:36 # # # # # # #

Um trabalho investigativo do serviço de inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), conduzido pelo Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro, culminou na apreensão de 646 gramas de cocaína, na prisão em flagrante e em cumprimentos de mandados de prisão por tráfico de drogas de duas mulheres. Francisca Soares de Barros (35) conhecida como Gilvania, que já responde vários crimes de tráfico de drogas, e Cicera Edilânia de Sousa Alves (40), com extensa ficha criminal pelos crimes de tráfico de drogas e receptação foram capturadas nessa terça-feira (30), no município de Juazeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

A primeira prisão foi realizada no bairro Cidade Universitária. A Polícia Civil prendeu em flagrante Francisca Soares em uma residência na região. Com ela,  os policiais civis apreenderam 646 gramas de cocaína. A droga estava escondida dentro da gaveta de um móvel da cozinha. Com Francisca foram apreendidos ainda um Fiat Palio vermelho, um celular, uma mão de pilão, um objeto perfurocortante, uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro.

Contra Francisca Soares havia também um mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas expedido pela 3ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte. O mandado foi cumprido pelos policiais civis no momento da prisão em flagrante da mulher.

Segunda prisão

A segunda captura ocorreu, também, nessa terça-feira (30), por meio de um mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas expedido pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte. Os policiais civis cumpriram o mandado em desfavor de Cicera Edilânia, a mulher foi presa em um imóvel na Região do Cariri.

Entenda o caso

Em março de 2020, a Polícia Civil apreendeu com Cicera Edilânia onze quilos de maconha após uma diligência NCTD da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. O material foi encontrado na posse de um quarteto, no qual ela fazia parte. A mulher e os suspeitos foram presos no bairro São José. Os policiais civis apreenderam R$ 5 mil em espécie, três balanças de precisão e anotações com informações sobre o comércio de drogas. À época, o quarteto foi autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico.

A prisão de Cícera Edilânia foi mais um desdobramento de ações realizadas pelo NCTD de combate ao tráfico de drogas no município de Juazeiro. Agora, a Polícia Civil trabalha para apurar outros envolvidos nas ações criminosas das mulheres e com o tráfico na Região do Cariri.

As duas mulheres foram conduzidas para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde os mandados de prisão foram cumpridos e Francisca Soares autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Ambas encontram-se à disposição do Poder Judiciário.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3102-1116, o número da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Denúncias também podem ser repassadas para o número (88) 2157-8021, que é o WhatsApp do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem de áudio, de texto ou vídeo, ou para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.