Aesp promove Curso de Atualização em Policiamento de Proximidade, Abordagem e Tiro Policial Defensivo na Capital e Interior

15 de maio de 2023 - 17:38 # # # # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (15), o 1º ciclo do Curso de Atualização em Policiamento de Proximidade, Abordagem e Tiro Policial Defensivo deste ano.

A capacitação, de 50 horas/aula, ocorre simultaneamente nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Russas, Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá e contemplará, nesse ciclo, cerca de 360 praças do Policiamento Ostensivo Geral de atividade acadêmica.

De acordo com o Plano de Ação Educacional, o treinamento será ministrado por profissionais do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac); do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque); do Comando do Policiamento Especializado (CPE) e do Ministério Público, com intuito de proporcionar ao Policial Militar a atualização dos conhecimentos acerca dos aspectos teóricos, práticos e legais que envolvem o Policiamento Ostensivo Geral (POG), observando os procedimentos operacionais individuais e em equipe, com o aprimoramento da conduta e postura do Policial Militar que executa o POG.

A programação do curso prevê instruções teóricas e práticas de atuação do policial militar frente a grupos vulneráveis; instrução tática individual e abordagem a pessoa, veículo e edificações; tiro policial defensivo; ação policial à luz da Jurisprudência; Legislação da CGD e mediação de conflitos.

“Esse é um curso muito importante para despertar no policial militar a necessidade de buscar constantemente o conhecimento e aprimoramento das técnicas relacionadas à sua profissão, como por exemplo, corrigir procedimentos inadequados. A razão de existir da Aesp é entregar para a sociedade profissionais que estejam sempre atualizados com as melhores técnicas operacionais. Esse é o padrão de excelência que buscamos e fazemos na nossa instituição”, destacou o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula.

A previsão é que até o final deste ano, 4.500 policiais sejam capacitados no Curso de Atualização em Policiamento de Proximidade, Abordagem e Tiro Policial Defensivo.