PMCE captura suspeitos de crimes sexuais no Ceará durante operação “Caminhos Seguros”

5 de maio de 2023 - 17:52 # # # # # # #

Em duas ofensivas distintas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou dois homens envolvidos em crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável. As prisões aconteceram entre a segunda-feira (1) e a quinta-feira (4), em Camocim e Sobral, municípios da Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará. As ações da PMCE fazem parte da operação nacional “Caminhos Seguros”, com as Forças de Segurança do Ceará, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Camocim

A composição da PMCE foi acionada nessa quinta-feira (4), após receber uma denúncia sobre um homem praticando atos libidinosos na frente de uma instituição de ensino. Ao chegar ao local, os policiais militares constataram a veracidade da denúncia e conduziram Antônio Edson Oliveira dos Reis (34) à Delegacia Regional de Camocim, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado por importunação sexual.

Sobral

Já na segunda-feira (1), a PMCE prendeu um homem suspeito de crime de estupro de vulnerável contra uma criança de 12 anos. Francisco Emerson Silva Araújo (19), com histórico de ato infracional análogo ao crime de violência doméstica, teria conhecido a vítima em uma rede social e marcou um encontro com a adolescente. Após os pais descobrirem a situação, acionaram a PMCE, que conduziu o suspeito à Delegacia Regional de Sobral, unidade plantonista da PC-CE. Ele foi autuado por estupro de vulnerável. O inquérito foi transferido para a Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral.

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e do 191, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Operação Caminhos Seguros

Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) atua na “Caminhos Seguros”, que consiste em ações educativas, preventivas e repressivas. A operação, realizada em todo o país, é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

No Ceará, a ação é desenvolvida com a Coordenadoria de Planejamento Operacional e Logística (Copol/SSPDS) realizada de forma integrada com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de forças amigas como Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras e conselhos tutelares.

Durante a ofensiva, também são realizados trabalhos educativos. Em Beberibe (AIS 18), uma palestra foi ministrada por policiais civis. A ação, realizada na localidade de Choró, integra o projeto “Conscientizar e Proteger”, em parceria com forças amigas como prefeitura e defensores públicos.