SSPDS-CE participa da operação “Caminhos Seguros” de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

3 de maio de 2023 - 16:28 # # # # # # # # # # # # # # #

Com informações da Ascom do MJSP

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) participa da operação Caminhos Seguros. A ofensiva tem o objetivo de intensificar o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da realização de ações educativas em instituições de ensino e ações preventivas e repressivas. A operação está sendo realizada em todo o país por meio do MJSP.

O gestor da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho, detalhou os trabalhos realizados durante a operação. “Teremos ações educativas visando apresentar à sociedade o que é crime na temática, bem como ações preventivas em estabelecimentos comerciais e abordagens a veículos e transeuntes em atitudes suspeitas. Por fim, teremos ações repressivas, no cumprimento de medidas como mandados de prisão ou de busca e apreensão, no que diz respeito ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou o coordenador.

No Ceará, a Caminhos Seguros é organizada com o apoio da Copol/SSPDS e conta com a atuação de equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, a operação é realizada com o apoio de forças amigas, como prefeituras e conselhos tutelares.

Desde o início da ofensiva, já foram realizadas ações educativas em instituições de ensino na Capital e nos municípios de Crateús e Ararendá – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16), Palhano (AIS 18) e Pacatuba (AIS 24).

As ações educativas incluem palestras e dinâmicas realizadas em escolas de ensino fundamental e médio e têm como público-alvo crianças e adolescentes alunos das instituições. Durante uma das palestras, um dos estudantes relatou uma situação de abuso, que está sendo investigada pela unidade policial da região.

Além disso, foram realizadas ações de fiscalização em estabelecimentos de Aracati (AIS 18), na qual foram identificadas irregularidades, que resultaram na notificação de quatro postos de combustíveis da região.

Caminhos Seguros

A operação é coordenada pelo MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o MDHC, e realizada nos 26 estados e no Distrito Federal, pelos órgãos de segurança pública de todo o país, especialmente da Polícia Rodoviária Federal e das Polícias Militares, Polícias Civis e Corpo de Bombeiros, com apoio dos Conselhos Tutelares.

Fique atento e denuncie

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e do 191, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sigilo e o anonimato são garantidos.