Comando de Bombeiros da Capital realiza treinamento com coordenadores de operações

20 de abril de 2023 - 16:06 # # # #

O Comando de Bombeiros (CBC) do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (CBMCE) promoveu, entre 17 e 19 de abril, um treinamento de maneabilidade com ventilador mecânico, câmera térmica e lanterna de cena. O público da capacitação, que contou com aulas teóricas e práticas, foram 64 capitães coordenadores de operações pelo CBMCE.

“A capacitação teve como foco os procedimentos operacionais para a utilização desses equipamentos, dentro dos diversos cenários de sinistros atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)”, destaca o comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC), o tenente-coronel José Leandro Marinho, citando a importância de capacitação permanente dos coordenadores de operações.

Novas aquisições

O destaque, dentre os três equipamentos, ficou por conta da câmera térmica. Com ela, é possível, em um ambiente com a visibilidade comprometida por conta de fumaça, visualizar as vítimas, os mobiliários e os focos de incêndio com perfeição. “O CBMCE já dispõe de câmera térmica, mas buscamos nos manter atualizados com os constantes avanços tecnológicos”, enfatiza o comandante.

A nova aquisição da corporação é a FLIR K65, uma câmera termográfica avançada e repleta de recursos em conformidade com a NFPA (Associação Nacional de Proteção contra Incêndios, em tradução livre). Com conectores totalmente vedados e uma bateria protegida, o equipamento abrange uma maior usabilidade, além de possuir uma melhor qualidade de imagem e maior durabilidade.

Com informações da Ascom do CBMCE