Secretário da SSPDS reúne-se com representantes da Senasp e com senadora em Brasília para fortalecimento de parcerias

27 de março de 2023 - 17:38 # # # # # # # #

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, reuniu-se, na última semana, com representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para discutir o fortalecimento de estratégias com foco em inteligência. A reunião foi realizada na última quinta-feira (23), em Brasília.

O encontro com os representantes da Senasp teve como pauta alinhamentos estratégicos para o fortalecimento dos mecanismos de inteligência. Dentre os assuntos debatidos, esteva o reforço na integração entre as instituições ligadas ao MJSP e à SSPDS-CE. O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, afirmou que foram discutidas novas parcerias entre os governos Federal e Estadual. “Estivemos reunidos com a Diretoria de Inteligência da Senasp para tratar de parcerias entre o MJSP e o Estado do Ceará, em especial a SSPDS”, reforçou o titular da pasta.

Além disso, durante a reunião também foram discutidos detalhes sobre o funcionamento do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISPR Nordeste), que começou a funcionar em dezembro de 2018, no Ceará. “Tratamos sobre o Centro de Inteligência do Nordeste (CIISPR – Nordeste); sobre o efetivo; e, especificamente, alinhamos para que o Centro funcione no mesmo prédio da inteligência da SSPDS, PC-CE e PMCE, que está sendo concluído no Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública), para que todos consigam funcionar próximos e integrados”, concluiu.

Combate à violência contra a mulher

Também na Capital Federal, o gestor da SSPDS-CE participou de uma reunião para discutir medidas de fortalecimento ao combate à violência contra a mulher e o feminicídio. A reunião foi realizada com a senadora cearense Augusta Brito.

Na ocasião, o secretário Samuel Elânio destacou a importância do debate sobre o enfrentamento a esse tipo de violência. Ele defendeu ainda a abordagem do tema na formação dos profissionais da pasta. “Fortalecemos cada vez mais a ideia de combater a violência doméstica, o feminicídio, seja no âmbito da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), na formação dos policiais para saberem tratar e lidar com esse tipo de crime, bem como alinharmos com os profissionais, de modo que entendam a complexidade, a necessidade do tema, e, ao mesmo tempo, evitar que os nossos policiais e demais membros da Segurança Pública não sejam também agressores em potencial”, completou Samuel Elânio.