Informativo diário da SSPDS, o SSPDS Informa, chega à edição de número 2.000 com mais de 22 mil textos publicados

17 de março de 2023 - 18:56 # # # # # # # # # # # # # # # #

O informativo diário da SSPDS ganhou nova roupagem em meio a comemorações pelo seu nono ano de existência

O informativo diário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), o SSPDS Informa, chega à sua edição de número 2000, nesta sexta-feira (17). Em seu nono ano, mais de 22 mil textos sobre ações das Forças de Segurança Pública foram produzidos e publicados pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria. Ao longo desse tempo, o boletim eletrônico tem sido uma importante ferramenta de divulgação das ações dos órgãos de Segurança Pública do Ceará.

A primeira edição do periódico foi enviada, em formato digital (PDF), no dia 3 de fevereiro de 2014 e teve como principal destaque a redução de 45% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), na comparação do primeiro mês de 2014 com o mesmo período do ano anterior. Inicialmente, o modelo de distribuição era o envio do arquivo anexado em e-mail encaminhado aos veículos de imprensa. Ao longo dos anos, a ferramenta foi sendo modernizada.

Para Kélia Jácome, coordenadora de Comunicação da SSPDS-CE e jornalista responsável pelo projeto desde a sua idealização, a integração fomentada e fortalecida entre os órgãos de Segurança do Estado se reflete diretamente nas ações de comunicação do Sistema de Segurança. “Foi dessa forma que surgiu o SSPDS Informa, com o objetivo de unificar e dar transparência aos resultados obtidos pelas operações, investigações, salvamentos, projetos, programas e demais iniciativas realizadas ao longo desses nove anos. Temos o foco de informar bem tanto os servidores e os colaboradores do Sistema de Segurança, como a população em geral e a imprensa. Produzir uma publicação diária, buscando o aperfeiçoamento contínuo, é um grande desafio”, frisou Kélia Jácome.

A longevidade da publicação e o fato de ser uma das mais antigas do Governo do Ceará a circular ininterruptamente também representa a atenção que a Comunicação recebe da gestão da pasta. “Acredito na importância de se fortalecer a comunicação pública como ferramenta imprescindível de transparência para com a população e de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores. O SSPDS Informa foi o primeiro e é o mais antigo produto de divulgação da nossa Ascom. Saber que ele chegou à edição de número 2000 mostra que o trabalho vem sendo feito com responsabilidade e solidez. Aproveito para parabenizar os profissionais que atuam na nossa Ascom”, ressaltou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio.

Segundo a coordenadora de comunicação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e profissional que já integrou a equipe da Ascom da SSPDS, Morgana Cruz, chegar às duas mil edições do SSPDS Informa é um motivo de orgulho. “Ver aquele projeto desenhado há nove anos transformado nesse produto de comunicação eficiente e consolidado demonstra a importância de pensar a Assessoria de Comunicação como um setor estratégico, onde é possível produzir conteúdo jornalístico para além do release. Lembro bem quando iniciamos e conseguimos ‘virar a chave’ de uma Ascom que respondia demandas, para um setor que produz conteúdo e pauta a imprensa diariamente. Até hoje carrego a vontade de informar as boas práticas e os resultados das Forças de Segurança do Ceará, com dedicação e sobretudo qualidade e credibilidade na informação que repassamos”, destacou Morgana Cruz.

Evolução

A partir da atualização das ferramentas no decorrer dos anos, o SSPDS Informa evoluiu e passou a ser produzido diretamente em uma plataforma virtual a partir de 2016, sendo um dos primeiros jornalísticos locais distribuídos no formato. Antes disso, o processo era manual, sendo necessária a diagramação do arquivo enviado por e-mail.

Com a modernização tecnológica, o processo de montagem das edições foi otimizado e ganhou um visual mais agradável. A atualização possibilitou também a inclusão de links que direcionam o leitor para o site da secretaria, onde as matérias podem ser lidas na íntegra. A primeira edição a ser distribuída no novo formato foi a de número 378, no dia 4 de janeiro de 2016, e teve como destaque a redução nas mortes e acidentes nas CEs no Réveillon daquele ano. Atualmente, a edição também é enviada diariamente aos servidores da SSPDS. Além disso, qualquer pessoa que queira receber o informativo pode se cadastrar no link disponível na página inicial da Secretaria, na seção “Imprensa”, clicando em “Newsletter”.

O SSPDS Informa completou nove anos, tendo passado por oito modificações, entre visuais temporários e permanentes, até chegar ao modelo atual, em fevereiro deste ano. A newsletter foi o primeiro produto a ser realizado pela Ascom, que hoje conta com diversas ferramentas, incluindo materiais direcionados às mídias sociais e com produção audiovisual. No Youtube da secretaria, a SSPDS TV, o SSPDS Informa ganhou uma versão em vídeo, na qual são tratados assuntos de forma mais aprofundada.

Novos formatos e plataformas

Com a ampliação do leque de formatos produzidos, a Comunicação da SSPDS passou a alcançar outros públicos-alvo que não eram atingidos de forma direta pelo SSPDS Informa, por meio da produção de conteúdos segmentados para as diferentes plataformas. Atualmente, além do que é disponibilizado no próprio site, a Ascom produz conteúdo para plataformas como Instagram, YouTube (SSPDS TV), Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok, Deezer e Spotify.

As transformações na forma de entregar o conteúdo foram acompanhadas por diferentes configurações na equipe da Ascom da SSPDS. Atualmente, a equipe foi reforçada e é dividida entre os núcleos de Produção de Conteúdo, Audiovisual e Mídias Sociais, que atuam em um modelo de comunicação organizacional proativo de forma integrada com as assessorias de comunicação das instituições vinculadas à pasta.

Prêmios

O material jornalístico produzido pela Comunicação da SSPDS colhe frutos do trabalho feito com responsabilidade e ética. Em 2022, a equipe de comunicação da SSPDS foi premiada com o primeiro lugar na categoria Comunicação Interna do Prêmio Gandhi de Comunicação 2022, promovido pela Agência da Boa Vontade, pelo material multimídia “Da conversa na calçada ao ensino da música: gentilezas aproximam Copac da PMCE dos moradores das comunidades”, que foi publicado na edição 1.912.

Foi a segunda vez que a Ascom recebeu um prêmio nessa categoria do Prêmio Gandhi. Em 2021, a Campanha AlimentAÇÃO conquistou o terceiro lugar pela produção “Mais de 850 cestas arrecadadas durante Campanha AlimentAção são entregues às instituições do CEU”, em 28 de maio do mesmo ano, no número 1.620.