Cedec do CBMCE orienta como a população pode ser avisada em uma possível ocorrência de desastre

28 de fevereiro de 2023 - 15:46 # # # #

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) explica como é realizado, pelo aparelho celular, o cadastramento da população para alertas de possíveis desastres. A Defesa Civil do Estado realiza a campanha para o cadastramento da população receber alertas via Short Message Servic (SMS), as mensagens recebidas pelo celular. 

A iniciativa visa ampliar o número de pessoas cadastradas para receber alertas de possíveis inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra. 120 mil pessoas estão cadastradas. Porém, esse número representa 1,32% da população do Estado. Para que um número maior de cearenses receba as informações, a Cedec orienta que as pessoas realizem o cadastro. 

Saiba como receber o alerta via SMS

Para realizar o cadastro, é bem simples, é só enviar um SMS, com uma mensagem de texto informando o CEP da residência para o número 40199. O serviço é gratuito.

É possível, também, cadastrar mais de um CEP. É necessário enviar mensagens individuais, contendo cada CEP de interesse. Além disso, o cidadão pode também cancelar o serviço. É só encaminhar uma mensagem para o número 40199 com a palavra “sair” e informar o número do CEP cadastrado. 

Sobre a Cedec

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará atua com o envio de alertas desde 2018. Como as situações de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos ocorrem em áreas específicas, a Defesa Civil orienta a população quanto aos procedimentos a serem adotados em situações adversas. 

Por isso, diante da previsão de uma chuva intensa, por exemplo, a população de um município pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.

Como acionar a Defesa Civil

A população pode acionar a Defesa Civil do Estado por meio do número 193 do CBMCE. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.