500 alunos concluem curso do Proerd da PMCE

1 de dezembro de 2022 - 15:14 # # # # # #

Nessa terça-feira (29), 500 alunos participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). A solenidade aconteceu no auditório João Frederico Ferreira Gomes, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), e foi prestigiada por familiares, professores e instrutores.

O Proerd é um programa essencialmente preventivo e comunitário que conta com a contribuição de 18 instrutores espalhados por todo o Estado. A atual edição contemplou 500 estudantes de 15 escolas públicas de Fortaleza, com faixa etária entre nove e doze anos. Segundo dados do programa, 6.800 crianças foram formadas pelo curso somente neste semestre.

“Durante os vinte anos de existência do Proerd, milhares de crianças têm tido a oportunidade de aprender, de forma interativa e lúdica, como resistir desde os primeiros contatos com alguém que, porventura, queira apresentar-lhes esse mundo, que nada mais é um caminho de difícil retorno”, enaltece o gestor do Núcleo de Execução da Instrução de Manutenção e Projetos Sociais (Nueimps) da Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei), o tenente-coronel Evandro Sales.

Reconhecimento

Nesta edição, a aluna Emilly Vitória dos Santos Araújo, do Centro Educacional Vicência Batista, foi homenageada. A redação da jovem, de 11 anos, foi a primeira colocada entre os 500 concorrentes da atual edição do Proerd. “Foi muito gratificante saber que a redação da Emily foi escolhida como a melhor, entre tantas outras, e receber o reconhecimento de quem estava ali”, narra a mãe da aluna.

“Nunca duvidei da capacidade dela. Sei que minha filha é muito estudiosa e aplicada nas tarefas dela e nos estudos. Mas, para a gente, na hora, foi uma surpresa, porque ela mesma acreditava que outros alunos poderiam ter se saído melhor. Eu fiquei muito feliz e foi muito emocionante”, revela Antônia Pereira dos Santos.