Policiais militares concluem Curso de Força Tática na Aesp

24 de novembro de 2022 - 13:57 # # # # # #

Texto/fotos: Ascom Aesp

Trinta e oito policiais militares concluíram, nesta quinta-feira (24), o Curso de Força Tática promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e coordenado pelo Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará.

Durante a solenidade de formatura do curso, realizada no auditório da Aesp, o diretor-geral da Academia, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, parabenizou os formandos e ressaltou a importância da qualificação continuada promovida pela vinculada.

“Todas as vezes que nós encerramos uma capacitação, nós renovamos a sensação de dever cumprido. É para isso que a Aesp existe, para que a gente possa cada vez mais aprimorar os conhecimentos dos nossos servidores. Então parabéns a todos! Façam com que esses conhecimentos tenham aplicabilidade. A nossa missão é resguardar os direitos aplicando-os a quem está em desacordo com a lei, o que a própria lei determina. Então parabéns a todos. Eu espero que todos estejam saindo daqui melhor do que entraram. Essa é a nossa intenção”, pontuou Clairton.

O Treinamento

O treinamento teve uma carga-horária de 180 horas/aula e duração de aproximadamente 3 semanas, abordando disciplinas de material bélico; instrução tática individual; atendimento pré-hospitalar tático; condução operacional de viaturas; abordagem policial; patrulha urbana e rural; gerenciamento de crise e negociação; tiro policial de combate; defesa pessoal; identificação veicular; uso diferenciado da força e emprego de tecnologias de menor potencial ofensivo.

Segundo o coordenador do curso, tenente-coronel PM Francisco Alexandre Rodrigues de Souza, a ideia é qualificar policiais para o emprego no policiamento especializado na área de patrulhamento tático, em ações de apoio ao Policiamento Ostensivo Geral (POG), reforçando o serviço ordinário no combate à criminalidade e atendendo de forma mais eficiente às necessidades da população. Ele conta que as instruções foram ministradas por policiais experientes e especialistas em policiamento de choque.

“O Curso de Força Tática é montado para os pelotões especiais dos batalhões do POG do 1º e 2º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar), e tem o objetivo de especializar os pelotões de força tática para atuarem como tropa de apoio e primeiro recurso de socorro das guarnições do POG, que estão de serviço ostensivo. Então, eles têm um treinamento na área de patrulha, de choque ligeiro para atuar em manifestação e estádio, eles têm treinamento de primeiros socorros especializados de combate e defesa pessoal. É uma tropa especializada realmente para suprir o primeiro apoio ao primeiro socorro dos batalhões do POG. Essa é a quarta turma do curso de força tática deste ano e a expectativa para o ano que vem é de ter mais seis turmas”, pontuou Rodrigues.

A Aesp já realizou quatro turmas do Curso de Força Tática este ano, capacitando 154 policiais militares.