SSPDS reúne representantes das Forças de Segurança no Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC) para acompanhamento da Operação Eleições 2022 – 2º Turno

30 de outubro de 2022 - 13:34 # # # # # # # # # # # # # # #

No início da manhã deste domingo (30), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e órgãos parceiros, instalou mais uma vez o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), que funciona no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado na sede da pasta, em Fortaleza. O intuito é coordenar e acompanhar de forma integrada o Plano Operacional de Atuação das Eleições 2022 – 2º Turno, além de garantir que os cearenses votem com tranquilidade e segurança em todo o Estado.

Os municípios de Sobral e de Juazeiro do Norte também contam com a gestão do Gabinete, que atua nas regiões Sul e Norte do Estado. Ao todo, 10.376 profissionais das Forças de Segurança atuarão em todo o Ceará. O secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, falou sobre a importância do planejamento e trabalhos integrados para o dia de hoje. “Mais uma vez, estamos aqui com o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos onde estão todos os representantes das Forças da Segurança Pública do Estado, formados pela Polícias Militar, Civil, Corpo Bombeiros e Perícia Forense, além de outros órgãos do Estado. Estamos trabalhando em um sistema de total integração, buscando garantir eleições seguras e tranquilas aqui no Estado.”, informou ele.

O comandante da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Márcio Oliveira, destacou o reforço de policiais militares em todos os municípios do Ceará. “Estamos com um reforço operacional de 5.700 policiais militares distribuídos em todos os 184 municípios do Ceará, utilizando todos os processos de policiamento a pé e motorizado. Cada local de votação terá uma fração da PMCE. Nosso objetivo é que todos os comandos estejam nas ruas e, que em conjunto com outros órgãos, possamos garantir segurança para todos os cidadãos”, concluiu ele.

Já o gestor da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), delegado geral Sérgio Pereira, reforçou que “estamos aqui para tomarmos decisões tanto de situações simples como complexas. Em relação a Polícia Civil, todo o nosso efetivo foi reforçado para que, nos municípios do interior do Estado que não estão contando com representantes da Polícia Federal, as nossas delegacias funcionem para atenderem ocorrência de crimes comuns e, também, de crimes eleitorais”, finalizou.

GGEC

As ações operacionais durante o pleito eleitoral, no GGEC, serão coordenadas pela SSPDS e contarão com o trabalho integrado da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS; e das vinculadas da pasta – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também participarão as forças amigas, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), Guarda Municipal de Fortaleza, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP) e Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD).