Copac/PMCE inicia IV Curso de Operações de Prevenção e Apoio à Comunidade

11 de outubro de 2022 - 15:17 # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), deu início à IV Turma do Curso de Operações de Prevenção e Apoio à Comunidade, nessa segunda-feira (10). O evento ocorreu no auditório do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), em Fortaleza, e contou com as presenças do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; do comandante do Copac, major Messias Mendes; e do coordenador do Pacto por um Ceará Pacífico, professor Pádua Campos.

O objetivo do curso é aprofundar o conhecimento dos militares a respeito do policiamento de aproximação, fomentando a fixação, a atualização e a ampliação dos conhecimentos. Além disso, a iniciativa propicia a uniformização das ações dos agentes de segurança, que atuam no policiamento preventivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) em territórios que demandam uma ação mais incisiva na gestão de riscos, inerentes à segurança dos residentes.

“Os territórios Copacs estão apresentando nova cara a resolução dos problemas”, enalteceu o coronel comandante-geral da PMCE durante a abertura. Contando com uma carga horária de 160h/aula, o curso abordará disciplinas como Inteligência Aplicada em Microterritórios, Comunicação Não-violenta, Lei de Abuso de Autoridade, Atuação Policial frente aos Grupos Vulneráveis e Minorias, Escuta Especializada/Depoimento Especial e Tiro Policial Defensivo, entre outras.

Márcio Oliveira salientou que o curso que se inicia é importante não só para o policiamento comunitário, mas, principalmente, para a Polícia Militar como um todo. “Dessa forma, as questões abordadas no curso serão de grande valia para o dia a dia do trabalho policial e na elevação do bom nome da instituição”, afirmou.

Também presente na cerimônia, o comandante do Copac, major Messias Mendes, destacou o entusiasmo da tropa de participar do curso. “Acredito que esse interesse decorra da utilidade e assertividade do conteúdo programático, que visa trazer ferramentas para o policial a serem utilizadas no dia a dia, nas relações pessoais e, sobretudo, nas relações de trabalho”, conclui.

(com informações e imagens da Assessoria de Comunicação da PMCE)