Polícia Civil prende trio em posse de 34 pássaros silvestres em Fortaleza

15 de setembro de 2022 - 12:02 # # # # # # # #

Ações de combate aos crimes ambientais realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA), resultaram, na manhã desta quinta-feira (15), na prisão em flagrante de três homens, com idades entre 40 e 52 anos, suspeitos de manterem em cativeiro dezenas de pássaros silvestres. As ofensivas policiais, que contaram com o apoio da Sociedade Protetora Ambiental (SPA), aconteceram no bairro Presidente Vargas – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.

De posse das informações, os policiais civis iniciaram as diligências, na manhã de hoje, pelas ruas do bairro Presidente Vargas, onde chegaram em um endereço indicado e flagraram em posse de um homem de 52 anos, animais mantidos presos em gaiolas na varanda de sua residência. Ainda em diligências no mesmo bairro, os investigadores flagraram em outro imóvel pássaros silvestres em posse de um alvo de 40 anos.

Dando continuidade aos trabalhos investigativos, policiais civis se deslocaram para outro endereço indicado. No local, um homem de 51 anos, que não tinha autorização dos órgãos competentes, possuía aves silvestres. Durante as ações, foram apreendidos 34 pássaros silvestres, entres eles estão dois papagaios, dois sabiás, 12 bigodeiros, um galo campina, três golinhas, um papa arroz, um bicudo azul, um caboclinho, três bicudos, um papa capim, um corrupião, entre outras espécies.

Diante do flagrante, o trio foi conduzido para a DPMA, onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental foi lavrado em desfavor deles. Os animais apreendidos foram encaminhados para o Instituto Pró-Silvestre, onde ficarão em quarentena e serão avaliados por biólogos e posteriormente serão libertados na natureza. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) será notificado para que lavre auto de infração contra os autuados.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (85) 3247-2630, da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA).

As informações também podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.