SSPDS realiza ação de abertura em alusão aos seus 25 anos com exposições e apresentações

20 de maio de 2022 - 11:55 # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou, na manhã desta sexta-feira (20), a Exposição Mundo SSPDS e realizou ainda as entregas das premiações para os finalistas da 1ª Copa Futseg. A iniciativa é alusiva ao aniversário de 25 anos da pasta. Na abertura do evento, o secretário Sandro Caron agradeceu a todos que fazem a Segurança Pública do Estado. “O momento é de festa. São 25 anos, um quarto de um século. Só cabe a mim agradecer a todos vocês! Parabenizo a todos os servidores, colaboradores, todos aqueles que fazem a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Parabenizo também todos aqueles que aqui passaram e que fizeram esses 25 anos de história”, disse.

“É muito importante o trabalho do secretário, mas para que tenhamos um ótimo resultado é de suma importância o trabalho de todos vocês que estão aqui na SSPDS e também de todos os homens e mulheres que estão nas ruas para proporcionar a segurança do cidadão cearense. Esses 25 anos é um momento muito especial, pois está marcando a nossa ida para aquele que é o maior investimento de segurança pública da história desse Estado, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Estamos aqui talvez no último evento neste prédio que tanta história e tanto carinho vai deixar no coração de todos nós. Estamos em uma preparação para a ida para uma nova fase, então agradeço a todos que por aqui passaram e que venham mais 25 anos de trabalho, de dedicação, de empenho e principalmente de muitas alegrias. Parabéns, SSPDS”, acrescentou.

Entrega das medalhas

Os finalistas da 1ª Copa Futseg  foram agraciados com medalhas e troféu de 1º, 2º e 3º lugares da competição de futebol masculino de salão que aconteceu nos dias 16 e 17, na quadra de esporte da SSPDS. O time da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, terceiro lugar da competição, recebeu a medalha de bronze das mãos do secretário de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales. O time da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que terminou em segundo lugar na competição, recebeu as medalhas de prata do secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio. Já o secretário Sandro Caron entregou o troféu e as medalhas de ouro ao time campeão da 1ª Futseg, formado por integrantes da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol).

Além dos secretários Sandro Caron, Samuel Elânio e Adriano Sales, a solenidade de abertura alusiva dos 25 anos do SSPDS contou com as presenças do tenente-coronel Ricardo de Almeida Porto, representando a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Sérgio Pereira dos Santos, o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araújo, o perito-geral adjunto Átila Einstein de Oliveira, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), o diretor de planejamento e gestão interna Nartan da Costa Andrade, representando a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), a gerente administrativa Sheyliane Sales Luz, representando a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e coordenadores e assessores da sspds.

Aulão da Melhor Idade

A programação desta sexta-feira deu continuidade com um Aulão para a Melhor Idade, ministrado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O aulão tem objetivo de levar alegria à população por meio do Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), que auxilia na prática de atividades físicas (de baixo impacto) para pessoas da melhor idade.

Integrante do projeto há 18 anos, a aposentada Verônica de Aguiar, que estava presente ao evento de aniversário dos 25 anos da SSPDS, se mostrou agradecida em fazer parte desse projeto do Corpo de Bombeiros, que só tem levado alegria a todos os integrantes. “O projeto nos proporciona uma melhor qualidade de vida, uma vida saudável. Temos muitos relatos de senhores e senhoras que estavam em casa, muito deles até mesmo com depressão, e que depois de fazer parte do nosso grupo, têm uma vida totalmente transformada e de muito mais qualidade”, relatou a integrante do PSBS, que funciona, na Praça Luiza Távora, no bairro Aldeota, com aulões sempre às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h.

Exposição Mundo SSPDS

Entre as atrações do aniversário dos 25 anos da SSPDS, os visitantes estão conferindo a Exposição Mundo SSPDS. A feira está acontecendo em 12 estandes com expositores das coordenadorias e assessorias das SSPDS e de suas vinculadas, além de um estande “História da SSPDS”, que traz a trajetória da Secretaria em seus 25 anos. Em paralelo, está sendo realizada a exposição de viaturas do CBMCE, da PC-CE, da Pefoce e da PMCE. Uma programação especial está sendo realizada no palco, com as apresentações de bandas militares da PMCE, do CBMCE, do Projeto Prevenção e Arte da PMCE e do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó. Os canis das instituições de segurança (PMCE, PC-CE e CBMCE) também estão se apresentando durante a Exposição Mundo SSPDS.

Medalha General Assis Bezerra

A programação do dia culmina com a solenidade de entrega da Medalha “General Assis Bezerra”. A honraria será entregue a partir das 17 horas de hoje. A cerimônia contará com a entrega de dez medalhas, além de 40 Certificados de Relevantes Serviços Prestados aos profissionais, entre servidores e colaboradores, do Sistema de Segurança que se destacaram no exercício de suas funções durante o último ano.