Mundo SSPDS: doze estandes aproximam a população do trabalho da segurança pública do Ceará

20 de maio de 2022 - 11:53 # # # # #

Histórias e imagens, pessoas e personagens. Assim foi a Exposição Mundo SSPDS, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ocorrida nesta sexta-feira (20), em Fortaleza. Em comemoração aos 25 anos, a pasta e suas instituições vinculadas montaram 12 estandes que vão desde uma linha do tempo que conta a história da Secretaria até as apresentações das assessorias e coordenadorias da SSPDS, bem como das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense, da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp). O momento foi especial a todos, em razão de ser o último na atual sede no bairro São Gerardo, até a mudança para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no Aeroporto.

O acesso aos estandes iniciou às 9 horas, quando servidores e colaboradores foram os primeiros a visitar a exposição, montada na quadra da SSPDS. Nem mesmo o sol afastou os olhares atentos a cada detalhe, bem como a cada informação, objeto e imagens expostas àqueles que fazem parte da Segurança Pública cearense. Ao longo do dia, alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó e de escolas do entorno do prédio da Secretaria, além de representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs) da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza, também tiveram a oportunidade de conhecer de perto cada estande.

Cada história

Basta entrar na Exposição SSPDS, que logo à frente, é possível ver um estande com toda a linha do tempo da Secretaria, desde a sua criação em 1997 até os tempos atuais, com fotos e textos que narram cada passo dado pela pasta. No lado oposto, foi instalado o estande da Assessoria de Comunicação SSPDS. Ao fundo da estrutura, há um painel de led com vídeos e fotos institucionais produzidas pelo setor, além de painéis instagramáveis. Um ambiente nas dependências da estrutura também ilustra uma coletiva de imprensa, comumente organizada pela Secretaria da Segurança e suas vinculadas para a divulgação de suas ações exitosas.

Uma das pessoas a visitar a exposição foi a senhora Stela Ramos, que participa do Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) há quase dez anos. Ela falou com alegria sobre a oportunidade dessa aproximação com o Mundo SSPDS. “Eu estou achando uma maravilha porque estou tendo a oportunidade de conhecer de perto o povo que trabalha para nos salvar, para salvar a comunidade e para estar a gente, todos esses órgãos, que fazem parte da segurança pública. Então estou muito feliz porque é a primeira vez que entro aqui”, disse.

Além da Assessoria de Comunicação e do estande com a linha do tempo, quem visita o Mundo SSPDS também tem a oportunidade de conhecer os espaços das coordenadorias de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Nessas três citadas, as pessoas conheceram as tecnologias utilizadas pela segurança pública do Ceará, bem como sobre o trabalho realizado pelas aeronaves da Ciopaer/SSPDS e seus profissionais. Outro setor da SSPDS, que teve seu trabalho apresentado, foi a Coordenadoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep), responsável por gerir servidores e colabores que integram a pasta. O estande Disque-Denúncia/Ouvidora, que são canais que estreitam a relação entre pasta e população, também se fizeram presente.

Uma das mais antigas coordenadorias é a de Defesa Social (Codes), responsável por gerir os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs). A orientadora da Célula de Defesa Social, Sâmila Ribeiro, falou sobre o trabalho da Codes e dessa aproximação junto à comunidade.
“A Codes é a metade da Secretaria. O nome já diz, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, que é o que nós fazemos. Ou seja, nosso trabalho é criarmos parceria, criarmos vínculos, estar perto da comunidade. Então nós trazemos e difundimos a cultura de paz dentro das comunidades para auxiliar o trabalho da segurança pública”, disse.

Instituições vinculadas

Do outro lado, estão os estandes das instituições vinculadas, como as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Perícia Forense e a Academia Estadual de Segurança Pública, que trouxeram equipamentos, armamentos, vestimentas e outros apetrechos utilizados no dia a dia pelos homens e mulheres que integram cada uma delas. A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) trouxe o painel dinâmico com os dados estatísticos da SSPDS e também as Cartilhas de Segurança em Redes Sociais, criadas pela instituição para orientar a população.

Outra pessoa que visitou os estandes foi a estudante Ana Letícia, de 13 anos. Ela é do 8° Ano do Ensino Fundamental do Colégio 21 de Abril, uma das instituições que visitou a exposição. “Eu não tinha visto tantos equipamentos assim de perto. Vou sair daqui com muito aprendizado”, revelou.