Seis homens são presos em operação do DPGV da Polícia Civil na Grande Fortaleza

18 de maio de 2022 - 17:26 # # #

Uma ofensiva da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrada, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (18), em Fortaleza e Região Metropolitana, resultou nos cumprimentos de seis mandados de prisão preventiva e de sentença condenatória em desfavor de homens investigados por estupro de vulnerável. Foram realizadas prisões em Fortaleza e no município do Eusébio.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Dceca), com o apoio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV). Em desfavor de dois homens de idade de 45 e 48 anos foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva. Os suspeitos foram localizados nos bairros Jangurussu e José Walter – Área Integrada de Segurança 3 e 9 (AIS 3 e 9) de Fortaleza, respectivamente. Eles não reagiram a prisão.

Outros quatro homens, com idades entre 32 e 61 anos, que estavam com mandado de prisão por sentença condenatória em aberto, foram capturados nos bairros Pici (AIS 6), Joaquim Távora (AIS 10), Elery (AIS 4), em Fortaleza e no bairro Parque Hawaí, no Eusébio (AIS 13). Os homens são condenados em penas que variam de oito a 16 anos em regimes semiaberto e fechado.

A ação realizada hoje é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os presos foram conduzidos a Dceca, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Agora, eles permanecem à disposição da Justiça.

A diretora do DPGV, Arlete Silveira, ressalta a importante ação da Polícia Civil em combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes na data alusiva ao tema. “Foi uma operação muito importante e significativa de enfrentamento da violação ao direito da criança e do adolescente, e com cumprimento de ordens judiciais que resultaram nas capturas de seis homens envolvidos em crimes sexuais contra grupos vulneráveis”, conta.

O que diz a lei?

O estupro de vulnerável é previsto no artigo 217-A do Código Penal, que diz que: ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos é crime. A pena prevista é de reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.

Denúncia

A população pode denunciar crimes contra crianças e adolescentes para a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca). Caso tenha informações que auxiliem o trabalho da Polícia Civil, basta ligar para o número (85) 3101-2044, que é o telefone da Dceca, ou para o Disque 100, serviço oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.