CBMCE atua em nove salvamentos e em ações de prevenção durante fim de semana

9 de maio de 2022 - 15:10 # # # # #

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram nove vítimas de afogamentos em Fortaleza, entre a sexta-feira (6) e o domingo (8). Os atendimentos ocorreram na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Além dos salvamentos, os guarda-vidas do CBMCE realizaram 942 prevenção de afogamentos em praias de Caucaia e Aracati (AIS 11 e 18) do Estado.

Na capital, durante os salvamentos, um turista natural do Rio de Janeiro e duas pessoas de Pacatuba, foram socorridos. Outras seis pessoas naturais de Fortaleza também receberam atendimento. Nas ações, três crianças perdidas, com idades de 5 e 9 anos, foram localizadas e entregues aos familiares. Um dos resgates teve o apoio de uma moto aquática.

Ao todo, os guarda-vidas contabilizaram 942 prevenção de afogamentos e um um atendimento pré-hospitalar. A área de atuação para evitar afogamentos e também possíveis aglomerações englobou a faixa de areia das praias do Futuro (AIS 10), Caucaia (AIS 11) e Aracati (AIS 18). De acordo com o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE, as ações são importantes para evitar casos de afogamento. O militar falou sobre os meios utilizados durante os trabalhos.

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e cinco motos aquáticas. Contamos também com o apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU). A prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento.” concluiu o militar.

*Com informações da assessoria de comunicação da CBMCE