Em Itapipoca, Governo do Ceará entrega Pefoce da Região do Vale do Curu e anuncia mais investimentos para o município

27 de março de 2022 - 09:48 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto Thiara Montefusco - Fotos

10° Núcleo da Pefoce vai atender mais de 772 mil cearenses que residem nos 22 municípios da região

O Governo do Ceará segue investindo para fortalecer a atuação das forças de segurança do Estado em todo o território cearense. Na noite deste sábado (26), foi a vez da população de Itapipoca, cidade localizada a 160 Km de Fortaleza, receber o novo Núcleo de Perícia Forense da Região do Vale do Curu, que ficará sediado no município. Além disso, os itapipoquenses serão beneficiados com areninhas e obras hídricas, conforme ordens de serviço assinadas nesta noite.

Estiveram presentes o governador Camilo Santana; a vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o perito geral do Ceará, Júlio Torres; o secretário das Cidades; Marcos Cals; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas; os prefeitos das cidades da região; e outras autoridades, entre deputados estaduais e federais, além de lideranças locais.

“No Ceará já foram quase 15 mil homens da Segurança Pública contratados em serviço público. Nós temos hoje a maior frota de aeronaves de helicóptero biturbina da Polícia. Nós espalhamos o Raio em 59 bases, inclusive aqui em Itapipoca para ajudar a segurança. A Polícia hoje tem o que há de melhor em armas e inteligência. Temos hoje cerca de 3.500 câmeras conectadas a um sistema inteligente de videomonitoramento” , afirmou Camilo Santana, destacando outros investimentos destinados para Itapipoca em infraestrutura, saúde e geração de empregos.

“Esse governo tem sempre procurado fortemente uma linha de cooperação e atenção àquilo que para população dos municípios é mais importante. É uma rota, uma meta, sempre presente. É ouvindo a população, sabendo dos anseios, daquilo que é considerado mais necessário e urgente, que o governo pode ajudar e apoiar”, pontuou a vice-governadora Izolda Cela, ressaltando a parceria entre Estado e municípios.

Melhor atendimento

Com investimento de R$ 4,4 milhões, o novo núcleo da Pefoce homenageia José Silva, que prestou relevantes serviços à população de Itapipoca quando atuou como servidor da Fundação Nacional de Saúde e do Banco do Brasil. A unidade beneficiará mais de 772 mil pessoas que moram nos 22 municípios da região: Acaraú, Amontada, Apuiarés, Bela Cruz, Cruz, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Miraíma, Morrinhos, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Luiz do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

“Perícia Forense chegando em Itapipoca significa melhores serviços prestados à população. Se precisar, a Pefoce vai estar aqui para aliviar as dores das pessoas. Significa também mais carteira de identidade emitida para toda a população. [Pefoce] É a polícia científica que conduz os laudos periciais nos inquéritos, significando investigação mais rápida e eficiente para combater a impunidade”, definiu Sandro Caron, titular da SSPDS.

Além de equipamentos e mobiliário modernos específicos para a área de atuação da Perícia Forense do Ceará, o Núcleo conta com o reforço de profissionais que integram o grupo de 212 novos servidores da Pefoce empossados na última quarta-feira (23). “O Núcleo da Itapipoca já é uma unidade que nasce grande. Esse é o 10° Núcleo da Pefoce. Tivemos recentemente a nomeação de 212 novos servidores, e esses servidores já estão aqui hoje”, assegurou Júlio Torres, perito geral do Ceará.

A estrutura física ainda dispõe de hall de acesso e circulação e salas de espera, salas de exames e consultório, salas de expediente, digitação e identificação, sala de armas e sala de perícia criminal, setor administrativo, almoxarifado e sala de reunião, salas de repouso masculino e feminino, dois laboratórios e sala de laudos, setores de necrópsia e de refrigeração, e sala para reconhecimento de corpo, sala técnica, garagem, jardins e estacionamento externo com acessibilidade, anexos: guaritas, tanque balístico, depósito e sala de gerador.

A professora Solange Aguiar, 55, que reside no município, considera o investimento um avanço para a região, mas principalmente para Itapipoca. “Com esses investimentos a cidade fica mais competitiva e melhor para a população”, avaliou.

“Faz uma diferença grande ter uma Pefoce na região. O Estado vai resolver também o problema de água na Itapipoca”, reforçou Felipe Pinheiro, prefeito de Itapipoca.

Mais qualidade de vida para Itapipoca

Na oportunidade, foi assinada ordem serviço para a construção de duas Areninhas em Itapipoca. Duas comunidades vão ter mais esporte e lazer em campo society com grama sintética, alambrados e rede, além de vestiários com banheiros. Os acessos aos equipamentos também receberão pavimentação e torres de iluminação.

Para o itapipoquense José Albanizo, 47, as areninhas, quando concluídas, irão beneficiar muitas crianças e adolescentes. “Em nossa cidade ainda falta lazer, locais para fazer esporte. Grande parte das crianças estarão participando. A cada dia que vem um empreendimento para Itapipoca é importante diante dos 130 mil habitantes que temos aqui”, frisou.

Até o momento, o Governo do Ceará já entregou 270 areninhas, sendo 168 no Interior, e 102 na Capital cearense, por meio da parceria Juntos por Fortaleza. “Essa política de areninhas é uma política de prevenção. A gente coloca a meninada na areninha, que tem escolhinha de futebol”, enfatizou Camilo Santana.

Além das areninhas, o Governo do Ceará e Cagece autorizam o início das obras que viabilizarão a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e a substituição de um trecho da rede adutora do Açude Gameleira. O investimento total de mais de R$ 20 milhões.

De acordo com a Cagece, as obras se complementam, uma vez que os serviços da rede buscam interligar o sistema adutor de água bruta da Gameleira à nova ETA construída em Itapipoca, melhorando o abastecimento em toda a cidade. “A ideia é começar a suprir toda a cidade com a oferta de água necessária, para atender a demanda. A cidade tem crescido consideravelmente, e sempre tendo uma necessidade maior de água”, explicou Neuri Freitas, presidente da companhia.

A nova ETA da região terá um reservatório com incremento na vazão de 150 l/s, utilizando da tecnologia de tratamento de ciclo completo, que oferece ainda mais segurança no abastecimento de água tratada à população. Além da instalação de uma nova estação, a ETA existente em Itapipoca vai receber uma série de melhorias para seu funcionamento. No total, o investimento de mais de 12 milhões na execução da obra deve beneficiar cerca de 102 mil itapipoquenses.

Já os serviços na rede adutora vão substituir mais de oito quilômetros de tubulação, para instalar uma nova rede com tubos de ferro fundido de DN 500 mm. A intenção é readequar o sistema interligado ao Açude Gameleira, ao investir na ordem de 8,6 milhões.