1º Colégio da Polícia Militar comemora 25 anos de contribuição na educação do Ceará

3 de março de 2022 - 15:39 # # # # # # # #

Neste 3 de março de 2022, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza o 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (CPM-GEF) pela comemoração do seu Jubileu de Prata. São 25 anos de existência e prestação de serviços voltados à educação de crianças e jovens cearenses. Para comemorar a data festiva, o colégio organizou uma semana de eventos e solenidades, que iniciaram na manhã desta quinta-feira, dia do aniversário da instituição, com a inauguração da Galeria dos Comandantes do Batalhão Escolar e descerramento de placa em homenagem ao coronel PM RR José Gilson Liberato – fundador do Colégio.

O evento contou com as participações do fundador do 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, coronel PM RR Gilson Liberato; do coordenador da Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar do Ceará, coronel PM Ricardo Porto; do diretor do 1º CPMGEF, coronel PM Adailton Sales, além de convidados, policiais militares do corpo discente, professores, alunos e ex-alunos.

O coordenador dos Colégios da PMCE, coronel PM Porto, participou da fundação da instituição de ensino, quando era tenente, e hoje comemora os 25 anos de existência da escola. “Para mim é uma grande emoção. Foi um presente que o nosso coronel comandante-geral, Márcio Oliveira, me deu, que é poder retornar agora, no final da minha carreira, à minha origem como tenente, durante a fundação do Colégio da Polícia. Nós tivemos aqui uma época em que o Colégio era apenas um sonho e conseguimos ver esse sonho se transformar em uma grande realidade. Agora, nesse momento em que nós estamos com esta grande realidade se transformando em uma grande expansão, poder participar novamente é uma grande honra. Tenho muito o que agradecer ao nosso secretário da Segurança Pública e ao nosso coronel comandante-geral por essa oportunidade”, relata o coordenador.

O tenente-coronel Adailton Sales, diretor do 1º CPM-GEF, ressalta com alegria a importância dessas comemorações. “A comunidade escolar está em festa! A unidade fundada em 1997 completa 25 anos de serviços educacionais. O Colégio trabalha com os valores da ordem, disciplina, respeito e tradição. A instituição é uma importante contribuição que a Polícia Militar do Ceará oferece à sociedade no sentido de transmitir aos seus alunos, esses conceitos de formação de cidadãos”, afirma o oficial.

Mais de 8 mil alunos formados

Em seus 25 anos de existência, o 1º CPM-GEF já formou mais de oito mil alunos e atualmente participa da formação escolar de 1.970 crianças e adolescentes. O diretor da escola complementou. “Nestes 25 anos, inúmeras pessoas passaram por nosso Colégio, construíram amizades, encontraram um caminho profissional, construíram famílias e hoje seus filhos vivenciam os valores da PMCE. Temos muito orgulho de fazer parte de tantas histórias de vida e de caminhar junto com as famílias na formação dos nossos estudantes”, disse.

O coronel PM RR Gilson Liberato, fundador do colégio, agradeceu a presença de todos e falou sobre o principal objetivo da criação da escola. “O colégio foi criado com a intenção de manter uma interação entre a Polícia e a sociedade. A expectativa era de prestar um serviço de excelência para a sociedade e poder formar os futuros policiais, oficiais e praças, da corporação”, ressaltou em seu discurso.

O ex-aluno do 1º CPMGEF, major PM Cleriston Oliveira, atualmente piloto da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer), relembra com alegria seus tempos de escola. “Estudei no colégio da PMCE por cinco anos. Lá vivi bons momentos da minha vida e tive a oportunidade de descobrir a minha vocação profissional. Ao conhecer a Polícia Militar, por meio dos Oficiais e Praças do Colégio, tive a certeza de que gostaria de seguir carreira na corporação. O aprendizado colhido durante os anos de colégio da PM foi de grande valia para a minha carreira, posto que ao ingressar na PMCE eu já possuía certo conhecimento dos desafios que iria enfrentar durante os anos do curso de formação e no restante da carreira. Parabéns, Colégio da PM!”, destacou o oficial.

Com seu novo lema: Educando e Desenvolvendo Protagonistas, o 1ºCPM-GEF traz consigo a valorização da interação entre alunos, escola, família e sociedade, e tem como objetivo principal formar alunos protagonistas e empreendedores, com valores éticos e morais, preparados para os desafios do século XXI. Por todo esse empenho e determinação, a SSPDS parabeniza todos os colaboradores, alunos e familiares desta escola, por seus 25 anos de existência.

Calendário de eventos

As comemorações iniciaram nesta quinta-feira (3), dia do aniversário do Colégio, com a Inauguração da Galeria dos Comandantes do Batalhão Escolar e descerramento de placa em homenagem ao coronel PM RR José Gilson Liberato – fundador do Colégio.

Na sexta-feira (4), acontecerá o Plantio da Árvore do Jubileu de Prata, um Ipê Amarelo, árvore que foi declarada símbolo da capital cearense em março de 2021. No mesmo dia ocorrerá o lançamento da Cápsula do Tempo, momento em que os alunos, policiais militares, professores e colaboradores terceirizados serão convidados a colocar na cápsula um cartão com uma mensagem, um sonho, um desejo ou algo que almeja realizar nos próximos 25 anos. A reabertura do objeto está programada para o aniversário de 50 anos do 1º CPM-GEF, em 2057.

No domingo (6), será realizado o 1º Passeio Ciclístico dos CPMs. Os participantes sairão do 1º CPM-GEF com destino ao Parque Botânico do Ceará, em Caucaia, e retornarão para o ponto de partida.

Na segunda-feira (7), ocorrerá a Inauguração da Galeria de Troféus, cuja finalidade é prestar um tributo à memória das pessoas que contribuíram para a consolidação do 1º CPM-GEF como sinônimo de qualidade em educação, materializado em prêmios e conquistas.

Na terça-feira (8), será Inaugurado o Memorial Histórico do 1º CPM-GEF, local que será destinado para expor um pouco da história dos 25 anos do Colégio.

E na sexta-feira (11), as comemorações serão finalizadas com uma Solenidade Cívico-Militar, momento em que os alunos serão graduados, receberão os bibicos e as medalhas olímpicas.

Breve histórico

Em 1960, o Governo do Estado do Ceará criou o Ginásio Estadual da Polícia Militar do Ceará, por meio da Lei nº 4945, de 06 de setembro de 1960, realizando o sonho de policiais militares de oferecer uma educação de qualidade aos seus dependentes. O Ginásio da Polícia Militar do Ceará, entretanto, após alguns anos de funcionamento, foi cedido em regime de comodato para a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), onde hoje funciona a Escola de Ensino Fundamental e Médio Hermínio Barroso.

Em 03 de março de 1997, o então comandante-geral da Corporação, coronel PM José Gilson Liberato, tendo por base a Lei nº. 10.945, de 14 de novembro de 1984, cria e inaugura o Colégio da Polícia Militar do Ceará (CPM) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

A criação do Colégio da Polícia Militar em 1997 buscou atender a duas metas estabelecidas pela corporação àquela época. A primeira, o compromisso com as ações voltadas para a criação de mecanismos eficazes, objetivando aproximar a instituição da comunidade cearense, sendo esta aproximação fundamental para que os objetivos da Polícia Militar fossem alcançados, e a segunda, que é o compromisso com a formação e com o aperfeiçoamento do policial militar, como forma de capacitar o efetivo para atuação nos quartéis e nas ruas e ainda, possibilitar uma educação de qualidade aos filhos de militares e da comunidade civil.

O Governo do Estado, reconhecendo o trabalho social dos colégios militares na sociedade cearense, sanciona a lei de criação dos colégios militares estaduais nº 12.999, de 14 de janeiro de 2000, regulamentada pelo Decreto nº 26.054, de 10 de novembro de 2000, passando assim, o Colégio da Polícia Militar do Ceará a fazer parte da rede estadual de ensino.

A partir de 06 de dezembro de 2010, o Colégio da Polícia Militar (CPM) passa a denominar-se Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (CPMGEF). Atualmente, com o advento do Decreto Governamental n.º 32.974, de 18 de fevereiro de 2019, que altera a estrutura organizacional da Polícia Militar do Ceará, a nomenclatura passa a ser 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, nomenclatura está mantida através do novo Decreto nº. 34.053, de 05 de maio de 2021, que alterou a estrutura organizacional da PMCE.