Curso de Operações Especiais passa por treinamento de mergulho autônomo

22 de fevereiro de 2022 - 13:47 # # # # # #

A terceira edição do Curso de Operações Especiais (Coesp) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), entra na quarta semana de atividades. No total, 20 policiais participam das atividades com o objetivo de se tornarem “caveiras”.

Vencida a etapa rústica, que tem como característica principal uma elevada exigência física e mental do candidato, os alunos agora entram na fase técnica. Nesta semana, os policiais recebem instruções de Salvamento Marítimo, Salvamento em Altura, Mergulho Livre e Autônomo durante aulas ministradas pelos mergulhadores do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

“Nesta nova etapa temos a mesma intensidade física e mental, só que agora com as exigências de avaliações técnicas, próprias de um ´Operações Especiais´, pois o aluno precisa executar missões de altíssima complexidade”, explica o coordenador do Coesp/2022, major PM Paulo Cezar dos Santos Junior.

Na manhã dessa segunda-feira (21), as instruções ocorreram no parque aquático da Aesp, com aulas teóricas sobre história do mergulho no Brasil e no mundo; fisiologia do mergulho e orientações sobre montagem e manutenção do equipamento. O conteúdo foi seguido de aula prática de mergulho autônomo.

“A prática agora será um passeio embaixo d’água, respirando a cinco metros de profundidade, quando poderemos abordar a importância de saber o tempo de fundo de cada candidato e a durabilidade do cilindro. Em seguida, faremos um teste em que é avaliado o grau de tranquilidade dos nossos alunos e noções de respostas através de sinais”, anunciou o instrutor da disciplina tenente-coronel BM Daniel Oliveira Landim.

O Coesp/2022 iniciou no último dia 28, com um grupo de 45 profissionais de segurança pública de diversas corporações e tem previsão de término em maio.