Ciopaer da SSPDS realiza transporte aeromédico de Crateús ao município de Sobral

9 de fevereiro de 2022 - 14:27 # # # #

A vida de uma criança de apenas dez meses está preservada graças à ação rápida das equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), em Crateús. O bebê foi transferido, às pressas, na manhã dessa terça-feira (8), através do transporte aeromédico de urgência para o Hospital Regional Norte, em Sobral.

O paciente estava internado em uma unidade hospitalar de Crateús com um grave quadro de infecção pulmonar. Devido à piora no quadro, a criança teve de ser transferida para uma unidade de saúde mais complexa. Todos os atendimentos médicos necessários foram realizados a fim de garantir o transporte seguro e ágil. A locomoção entre Crateús e Sobral foi realizada em 55 minutos.

Base de Crateús

A base da Ciopaer em Crateús foi inaugurada em 14 de dezembro de 2021. O investimento na estrutura e compra de equipamentos foi de quase R$ 2 milhões. Esta foi a quarta base entregue pelo Governo no Interior. Antes, foi a vez de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá, além da sede da Coordenadoria em Fortaleza.

A unidade recém-entregue presta atendimento a cerca de 17 municípios, como Quiterianopólis, Tauá, Parambu e Croatá. A base conta, diariamente, com o trabalho de 12 a 15 profissionais, envolvendo pilotos, mecânicos e socorristas.