Corpo de Bombeiros resgata vítima de queda em cachoeira na cidade de Baturité

24 de janeiro de 2022 - 09:58 # # # #

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), de Guaramiranga, resgataram uma mulher de 28 anos, vítima de uma queda de cachoeira. O resgate aconteceu na tarde desse domingo (23), no município de Baturité – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), acionou as equipes do Corpo de Bombeiros que, imediatamente, se deslocaram para a Cachoeira do Perigo, em Baturité, onde ocorreu o acidente. “Chegando ao local, constatamos a veracidade das informações preliminares, onde uma jovem de 28 anos de idade, natural de Fortaleza, acompanhada de amigos, foi à região chamada Cachoeira do Perigo para apreciar a paisagem e registrar com fotografias, quando escorregou nas pedras e deslizou em torno de dez metros cachoeira abaixo”, relatou o comandante do socorro, o 3º sargento Francisco Gilberlan Rodrigues.

Em virtude da inclinação da cachoeira, a guarnição teve dificuldade de acesso ao local onde a vítima se encontrava. Apesar da queda, a mulher estava consciente e orientada e foram realizados os controles de hemorragias e a imobilização. Uma prancha longa e uma maca cesto, além de cabos e mosquetões foram utilizados para que a vítima fosse conduzida com a máxima segurança e conforto.

Todo o trajeto foi apoiado por populares que somaram esforços para auxiliar na ação. O resgate ocorreu em dois momentos: o primeiro, o içamento da vítima do local da queda para o patamar da trilha. Enquanto que o segundo foi conduzir a vítima pela trilha até o local de embarque na ambulância que seguiu para uma unidade de pronto atendimento em Baturité. Em seguida a mulher foi transferida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para um hospital de trauma em Fortaleza.

Com informações da Ascom do CBMCE