Aesp entrega medalha Ordem do Mérito Acadêmico alusiva ao 10º aniversário da Instituição

20 de dezembro de 2021 - 19:18 # # # #

Para comemorar o 10º aniversário da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), foi realizada, na tarde desta segunda-feira (20), uma solenidade com entrega de condecorações e homenagens aos servidores públicos e profissionais do Sistema de Segurança, que contribuíram para o cumprimento da missão da Instituição de Ensino, em produzir e socializar conhecimento aos profissionais das forças de segurança pública do Ceará. 

O evento, que ocorre anualmente em maio – mês de criação do órgão –, desta vez, aconteceu de forma excepcional no encerramento do ano letivo, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. A cerimônia contou com a entrega da “Medalha Ordem do Mérito Acadêmico”, que é a mais alta honraria outorgada pela Academia e visa condecorar civis, militares, organizações militares e instituições civis, que tenham prestado relevantes serviços à instituição e à sociedade cearense.

O diretor-geral da Aesp, coronel PMCE Antônio Clairton Alves de Abreu, destaca que além de secretários e chefes de vinculadas, servidores da Aesp também foram homenageados, e que esta é uma forma de reconhecer o mérito daqueles que prestaram relevantes serviços à coletividade, além de serem exemplos de dedicação ao serviço público do Estado do Ceará. “Ao longo desses anos a Academia trouxe grandes feitos, grandes contribuições para a segurança pública do Ceará e muitas pessoas colaboraram para esse intento. Então no dia de hoje concedemos a medalha do mérito acadêmico que é uma comenda destinada às pessoas que se destacaram e deram a sua contribuição para que a segurança avançasse num contexto formação e capacitação e contribuíram muito com o engrandecimento da Academia Estadual de Segurança Pública”, explicou Clairton.

Em seu discurso o diretor-geral da Aesp, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço da gestão. “Chegamos ao final do ano com 9.321 servidores capacitados entre formação inicial, ascensão profissional e os cursos de capacitação e habilitação. E o ano que vem também já chega recheado de muito trabalho, porque nós vamos ter pela frente a responsabilidade pela formação das pessoas aprovadas nos concursos públicos. Teremos a formação de soldados da Polícia Militar, dos policiais civis e dos servidores da Perícia Forense. Então 2022 será um ano de muito trabalho para a Academia, certamente muita contribuição também para a segurança pública do Estado”, concluiu o gestor.

Medalha Ordem do Mérito Acadêmico

Condecorado com a “Medalha Ordem do Mérito Acadêmico”, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, destacou a importância da Academia. “Eu sempre digo: é aqui que tudo começa. O que há de mais importante na segurança pública de qualquer estado são os homens e as mulheres que integram as forças de segurança e que protegem toda população do estado. É aqui que se inicia o processo de seleção, é aqui que todos os profissionais aprovados nos concursos públicos são formados. A Aesp completa 10 anos de existência com um recorde de quase dez mil profissionais de segurança capacitados ao longo desse ano e isso é um recorde, principalmente em um momento que temos todas as restrições em relação à pandemia e mesmo assim a Academia Estadual de Segurança Pública conseguiu atingir um número cada vez maior de profissionais capacitados”, declarou o gestor da SSPDS.

Também foram agraciados com a honraria o secretário chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o coronel comandante geral da PMCE, Francisco Márcio de Oliveira; o coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araújo; o delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira dos Santos; o perito geral da Pefoce, Júlio César Nogueira Torres; o superintendente da Supesp, José Helano Matos Nogueira; e o controlador geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Rodrigo Bona Carneiro; dentre outras personalidades.

“A gente não faz nada sozinho. Todos têm participação, menor ou maior, em cada processo, em cada resultado e não tenha dúvida que é graças ao trabalho da Academia Estadual de Segurança Pública que hoje nós temos uma segurança pública no estado do Ceará que é modelo para o país. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense,  Supesp, todos unidos, irmanados, juntos em defesa da população do estado do Ceará, e a Aesp tem essa participação desde o começo, desde a entrada  dos homens e das mulheres que fazem as forças de segurança e depois nos treinamentos, nas qualificações, na ação continuada e qualificação dos nossos homens e mulheres que fazem a segurança pública”, destacou Chagas Vieira.

Canção da Aesp

O ápice da cerimônia foi o lançamento da canção da Aesp, intitulada de “Luzes do saber”. A canção, que teve letra e música compostas pelo subtenente da Polícia Militar, João Batista dos Santos de Lima e com arranjos musicais do subtenente da Polícia Militar, Francisco Jardilino Maciel, foi apresentada ao público, pela primeira vez.

Professor de música do Colégio da Polícia Militar General Edgar Facó, o subtenente J. Batista, que também é violonista, cantor e compositor, explica que a ideia da criação da canção da Aesp surgiu espontaneamente. “Como eu já havia criado a canção da Casa Militar do Governo do Ceará, percebi que uma instituição de tão grande porte e valor como a Academia Estadual de Segurança Pública deveria, também, ter sua própria canção, e na composição desta canção procuramos destacar a importância da AESP, tanto para os profissionais da segurança pública quanto para o estado do Ceará, pois a Academia é um diferencial na formação e na capacitação de nossos profissionais”, declarou J. Batista.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, delegado Nartan Andrade; e o secretário executivo da CGD, Vicente Alfeu Teixeira Mendes.