Aesp promove curso de identificação veicular para peritos da Pefoce

29 de novembro de 2021 - 13:35 # # # # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) em parceria com Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) concluíram, nesta sexta-feira (26), o Curso de Identificação Veicular e Tipos de Fraudes, direcionado aos servidores do Núcleo de Perícia Externa (Nupex), da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Pefoce. Além dos servidores da capital, também foram capacitados peritos da Copec de Quixeramobim, Canindé e Sobral, totalizando dez alunos. A instrução contou com aulas teóricas e atividades práticas, em casos reais, e teve duração de 40 horas/aula.

Definir conceitos principais de Identificação Veicular, sua aplicabilidade na Perícia Criminal, possibilitando elucidar os diversos casos, com uso de recursos tecnológicos para a obtenção dos Números de Identificação do Veículo (VIN), proporcionando o aprimoramento técnico dos peritos criminais e peritos criminais adjuntos da Copec da Pefoce. Esses foram os objetivos do curso.

Demonstrando a integração entre os órgão, o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Érico George Lima Ribeiro, ministrou a palestra Semirreboque: Tipos de Adulteração, Tipos de Fabricantes e seus Elementos Identificadores, no auditório da Pefoce.

Metalográfico

O perito criminal Francisco Morais, do Núcleo de Química Forense (NUQFO), da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), demonstrou técnicas em laboratório para aplicação de exame metalográfico, a fim de revelar numerações de identificação dos veículos, impressas em placas de metal, que porventura estejam suprimidas ou adulteradas. Na sequência, os alunos participaram de uma aula prática com duas motos adulteradas, para que fossem realizados os respectivos exames periciais.

Identificação veicular

Ocorreu também uma atividade com metodologia prática nas dependências da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de Cargas (DRFVC), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde cada aluno recebeu um ofício de caso real, no total de dez ofícios, cada um com seu procedimento específico, para que fossem solucionadas as perícias. Os peritos passaram um dia realizando os exames, coletas de vestígios de identificação veicular e seus elementos técnicos. Ao final dos exames, os peritos tiveram que produzir um laudo, com a conclusão se o veículo foi ou não identificado.

Fraudes

O perito criminal, Nerivalder Lopez Cunha Filho, do Núcleo de Perícias Documentoscópicas e Contábeis (NUPDC) da Pefoce, ministrou palestra sobre Falsificação de Documentos Veiculares e como os peritos podem levantar suspeita no local e identificar quando estes documentos estejam adulterados ou falsificados, para que sejam apreendidos e posteriormente periciados no setor responsável: “Aqui nós estamos falando sobre a falsificação de documentos veiculares, em especial os mais utilizados, como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), e demais documentos que os condutores podem apresentar no momento que forem abordados, principalmente a parte de documentos digitais ou nato digitais, uma vez que hoje está cada vez mais em uso não se portar o documento fisicamente, mas sim no seu aparelho de celular”, relatou.

Capacitação

Para atualizar conhecimentos e repassar novas técnicas e táticas de atuação aos profissionais de segurança pública do Estado, a Célula de Formação Continuada da Aesp/CE promove regularmente diversos cursos que contemplam tanto a área operacional como a administrativa das corporações, além de cursos de pós-graduação e outros voltados para ascensão funcional.