Alunos do CPTUR participam de treinamento de direção off road

17 de novembro de 2021 - 17:03 # # # #

Atualizar os conhecimentos dos condutores de viaturas e seus aspectos preventivos, defensivos e ofensivos da direção voltada ao serviço policial militar, para que estes possam agir de forma apropriada nos mais diversos tipos de situações. Esses são alguns dos pontos que estão sendo vistos pelos 26 alunos da segunda turma do Curso de Policiamento Turístico (CPTur/2021), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), durante as instruções de direção off road.

A disciplina possui uma duração de 20 horas/aula e tem o objetivo de conhecer a viatura da Polícia Militar, além de apresentar os conceitos básicos que os profissionais precisam saber para operacionalizar o veículo.

Durante o treinamento, os policiais militares passam por aulas teóricas, quando aprendem composição e os componentes do guincho, a divisão do guincho e o tipo de guincho utilizado pela Polícia Militar do Ceará, bem como as instruções práticas, em que fazem simulações envolvendo o atolamento de duas viaturas, uma com guincho e outra sem guincho, em alguns tipos de situações.

Para o cabo PM Régis Xavier Barbosa, instrutor do curso, esse conhecimento é uma oportunidade do profissional se familiarizar com alguns equipamentos utilizados. “O policial militar quando estiver em situações de praia, lama ou outras situações, tem que saber utilizar um determinado equipamento. Então a instrução inicial foi nesse sentido, de mostrar a utilização do guincho para quando estiver em situações adversas, e saber utilizar aquela ferramenta de forma adequada”, concluiu.

Sobre o CPTur

O Curso de Policiamento Turístico (CPTur) tem uma carga-horária de 160 horas e visa capacitar profissionais para atuar no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), reforçando as ações de policiamento ostensivo em locais e pontos turísticos do estado do Ceará, garantindo assim, uma maior segurança e apoio aos turistas que visitam nosso Estado. A capacitação iniciou no último dia 04 e segue até o dia 30 de novembro.