Edição do Café ConViva realizada pela Abips conscientiza para a prevenção do câncer de mama

19 de outubro de 2021 - 18:09 # # # # # # #

Uma nova edição do “Café ConViva” foi realizada, na tarde desta terça-feira (19), pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O evento, com a temática “Vivência, Depoimentos e Prevenção”, promoveu a conscientização e chamou atenção para os cuidados e a prevenção contra o câncer de mama, durante o Outubro Rosa.

O encontro ocorreu nesta terça-feira, no auditório da Abips, e foi dividido em três momentos. Na primeira parte do evento, a nutricionista Elisa Castro falou sobre os cuidados com a alimentação. Já o segundo momento, foi dedicado ao testemunho de Ana Paula, paciente oncológica, que compartilhou suas vivências durante o tratamento. O evento encerrou com um momento de relaxamento acompanhado por Everton do Carmo Barbosa, coordenador do Núcleo de Atendimento ao Cliente do Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).

Em sua fala sobre alimentação saudável, Elisa Castro falou sobre os cuidados com a alimentação, que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de um câncer, e as práticas nocivas que devem ser evitadas, como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. “Os hábitos em termos saudáveis devem se estender durante toda a vida, tanto como prevenção como durante o tratamento, visando a melhoria da saúde da mulher como um todo”, afirmou a nutricionista.

Durante a segunda parte do evento, Ana Paula, paciente oncológica, compartilhou o seu relato sobre o seu tratamento contra o câncer. Ela comentou sobre seus sentimentos durante as etapas do tratamento e a superação após o procedimento cirúrgico. “Guerreira eu sei que sempre fui, mas hoje me considero vencedora”, afirmou. Ela comentou ainda sobre a importância do evento. “É um momento muito importante de conscientização sobre o câncer de mama, sobre o autoexame, sobre procurar ajuda o quanto antes. A mulher deve sempre se cuidar, para que ela consiga vencer, caso venha a ter essa doença, e viver plenamente com muita saúde, que é o que mais interessa”, disse.

Ana Paula agradeceu à irmã, Ana Carolina, profissional da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, por todo o apoio, e à Secretaria da Segurança por poder compartilhar a sua vivência durante o evento. “Obrigada pela oportunidade. Eu só tenho a agradecer à SSPDS e à minha irmã, Ana Carolina, que me trouxe para esse momento, para poder contribuir, enriquecer e ajudar a outras mulheres a superarem o câncer com muita força, muita garra, e principalmente, com fé em Deus, porque com Ele, a gente pode tudo”, completou.

O evento foi concluído com o momento de relaxamento, que foi conduzido pelo coordenador do Núcleo de Atendimento ao Cliente do HSMM, Everton do Carmo. Ele afirmou que a prática do momento de relaxamento pode ser utilizada durante a rotina. “O momento de relaxamento é uma ferramenta que pode ser usada no dia a dia e propicia que a pessoa entre em contato consigo mesma, ajudando-a a lidar com as adversidades do nosso cotidiano”, afirmou. Um lanche foi oferecido aos participantes do evento após as palestras.

A próxima palestra do Café ConViva ocorrerá nesta quarta-feira (20), às 14 horas, no auditório da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

Serviço Biopsicossocial

A Abips da SSPDS foi criada em 2017 para proporcionar o bem-estar biopsicossocial aos agentes da segurança do Estado e conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeira e assistente social.

Para realizar agendamento e buscar mais informações a respeito dos serviços oferecidos aos servidores das vinculadas da SSPDS, o profissional da segurança pública pode entrar em contato pelos números: (85) 3223-1837, (85) 3214-1975 ou pelo número de WhatsApp (85) 99170-0056.