Operação Domus: Forças de Segurança realizam 18ª edição de ofensiva no Residencial Nova Caiçara em Sobral

14 de outubro de 2021 - 17:26 # # # # # # # # #

Marcando o caráter permanente da Operação Domus, o Residencial Nova Caiçara, na cidade de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará, recebeu nesta quinta-feira (14) uma terceira ofensiva do trabalho conduzido pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Além de abordagens e fiscalizações, foram apreendidos mais de sete quilos de maconha escondidos no forro de um dos blocos do condomínio.

“A Operação Domus, em sua 18ª edição, demarca a presença da SSPDS e da Prefeitura de Sobral no Residencial Nova Caiçara. Não estamos aqui apenas para reprimir crimes, mas para fortalecer o elo entre a comunidade e o Estado”, afirma o major Lutiani Rodrigues, da Copol/SSPDS. “Durante o dia, o Corpo de Bombeiros ainda entregou panfletos de prevenção a acidentes domésticos, os policiais militares conversaram com os moradores e ainda foram realizadas atividades lúdicas com as crianças por conta da semana das crianças”, completa.

Drogas apreendidas

Em um dos blocos do residencial, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), em um trabalho de busca, encontrou 7,9 quilos de maconha escondidos dentro de uma mala armazenada em um forro. A Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio de cães farejadores, detectou o ponto onde estavam escondidas outras 110,8 gramas de crack, de cocaína e de maconha. Os entorpecentes serão analisados pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A Delegacia Regional de Sobral instaurou procedimentos para investigar os casos.

A Guarda Civil Municipal de Sobral, com apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da PMCE, abordou 17 veículos e removeu dois ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) por irregularidades. Ao todo, dez veículos foram notificados. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) vistoriou 400 apartamentos e notificou um estabelecimento por venda irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Sobral

Além desta, o Residencial Nova Caiçara já havia recebido outras duas edições da Operação Domus. A primeira aconteceu em 9 de setembro de 2021 e a mais recente, em 30 de setembro de 2021.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.