Operação Domus: Sobral recebe 13ª edição de ofensiva da SSPDS/CE

9 de setembro de 2021 - 18:45 # # # # # # #

Fotos: Prefeitura de Sobral

O Residencial Nova Caiçara, na cidade de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará, recebeu durante a quinta-feira (9) a 13ª edição da Operação Domus, sendo a primeira no município e a segunda fora de Fortaleza. Os trabalhos são conduzidos pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE).

“Nosso objetivo é identificar e evitar, aqui em Sobral, pessoas com intuito de coordenar e executar ações criminosas. A Operação Domus foi iniciada em Fortaleza e devemos fazer em outras cidades e bairros aqui de Sobral, sempre com as Forças de Segurança e órgãos parceiros dos municípios”, explica o secretário-executivo da SSPDS/CE, Samuel Elânio.

A secretária da Segurança Cidadã de Sobral, Emanuela Leite, acompanhou a ofensiva e ressaltou a relevância da força-tarefa. “Uma operação como essa é muito importante para promover a integração entre as Forças de Segurança, conhecer o território e se aproximar das famílias que vivem no residencial. Essa presença é fundamental para manter a sensação de bem-estar”.

As ações integradas entre a SSPDS/CE e a Prefeitura de Sobral para garantia do bem-estar dos moradores foi discutida em reunião, ocorrida em 25 de agosto de 2021, na sede da Secretaria da Segurança, em Fortaleza. Durante as tratativas, estiveram presentes o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; a coordenadora de Planejamento Operacional (Copol) também da SSPDS, Socorro Portela; e a secretária da Segurança Cidadã de Sobral, Emanuela Leite.

A força-tarefa realizou abordagens, apreensões e uma prisão. O Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) abordou 25 pessoas e 22 veículos, sendo que duas motocicletas foram recolhidas. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal de Sobral, em apoio ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), removeu cinco veículos por irregularidades.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) fiscalizou a situação de 16 apenados que vivem no residencial, sendo que uma irregularidade foi detectada. A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), conduziu um homem até a Delegacia Regional de Sobral, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará. Ele foi abordado em uma van, com uma quantidade de maconha.

Uma ação de limpeza de muros também foi realizada na ofensiva. Ao longo do dia, 53 pichações relacionadas a grupos criminosos foram apagadas no condomínio. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), que também participou das diligências, constatou irregularidades como obstrução de saídas e ausência de extintores.

Outras edições

Em quase dois meses da Operação Domus, já foram realizadas 13 edições nos residenciais Alameda das Palmeiras I e II, Cidade Jardim I e II, e Residencial Miguel Arraes, em Fortaleza. Além de Sobral, Pacatuba recebeu uma edição da ofensiva, deflagrada no Residencial Orgulho do Ceará II.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.