Alunos do CMAUT realizam marcha de 10 km durante capacitação

8 de outubro de 2021 - 15:40 # # # # #

Nessa quinta-feira (7), os alunos do Curso de Mergulho Autônomo – CMAUT realizaram uma marcha, equipados, de 10 km, na localidade de Cumbuco, município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará. Durante a instrução, que foi conduzida pelo capitão Barbosa, tenente Cidreira, subtenente Antônio, cabo Tarsis, cabo Adalto, cabo Sérgio, e pelos soldados Nairo e Mendes, os alunos foram adaptados para realizar deslocamentos de longa distância com equipamento autônomo, passando por rios, vegetação fechada e rasteira, praias, dunas, entre outros.


“Em diversas ocorrências, as guarnições de mergulho tem que se deslocar por grande distância para atender a ocorrência a pé, pois a viatura não tem condições de se aproximar do manancial. Por isso, os alunos do CMAUT 2021 realizaram a marcha para se adaptar e testar seus limites”, explicou o instrutor, tenente BM Danilo Cidreira.

Após a marcha os alunos ainda tiveram uma instrução na Lagoa de Parnamirim sobre a importância e necessidade do guia no mergulho autônomo, para realização de um deslocamento orientado e guiado.
Esta é a 6ª semana de instrução do curso, que agora conta com oito alunos, que estão sendo desafiados em cada uma das técnicas de mergulho.

Sobre o CMAUT

O Curso de Mergulho Autônomo, conhecido como CMAUT, é uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos Corpos de Bombeiros do Brasil. A capacitação, de 360 horas/aula, é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) sob a coordenação do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O objetivo é habilitar os participantes a desempenharem atividades de mergulhador autônomo de circuito aberto, para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático com baixa visibilidade, em profundidade de até 50 metros.

 

*Com informações da equipe de instrução.