SSPDS mantém intensificação de operações para inibir crimes violentos

1 de outubro de 2021 - 18:21 # # # # # # # # #

Visando coibir ações criminosas e combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Violentos Contra o Patrimônio (CVP) na capital cearense, foi realizada na noite dessa quinta-feira (30), mais uma etapa de uma operação integrada em sete bairros da capital cearense. A ofensiva composta por Forças da Segurança, e coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), aconteceu nos bairros Prefeito José Walter, Mondubim, Planalto Ayrton Senna, Aracapé, Vila Manoel Sátiro, Conjunto Esperança, Parque São José, pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 3 (AIS 3), 7 (AIS 7) e 9 (AIS 9) de Fortaleza

As ações foram gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Integraram o grupo da operação, profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Polícia Civil (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), além de forças amigas.

A operação compõe o esforço e a estratégia da Secretaria junto com a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) no trabalho de inteligência e de monitoramento das áreas com maiores indicadores criminais. “Essas áreas são escolhidas previamente e estrategicamente com base nos dados, estudos e avaliação da Supesp, que indica, por meio das manchas criminais e outros sistemas, onde podemos realizar abordagens como as de hoje. Uma autuação ou apenas a fiscalização em estabelecimentos como de hoje tem um resultado muito efetivo, porque previne acidentes e garante a segurança da população”, explica o major Lutiani Rodrigues da Copol/SSPDS.

No total, 16 estabelecimentos comerciais foram visitados pela equipe do Corpo de Bombeiros com seis notificações e nenhuma interdição, enquanto a Polícia Civil realizou 56 abordagens de pessoas a pé, de bicicletas, de carros ou motos, além da condução de uma pessoa ao 32º Distrito Policial, com mandado de prisão em aberto por roubo.

Balanço

Desde a madrugada de segunda-feira (27), quando tiveram início as operações, as ações contabilizaram mais de 730 veículos e diversas pessoas abordadas em blitze com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Durante o trabalho policial, não houve registro de CVLI em Fortaleza e em Caucaia.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) realizou as fiscalizações de 72 pessoas que são monitoradas por tornozeleiras, além de mais de 610 abordagens a veículos. Desse número, 67 carros e motos foram notificados. Ainda durante as ações preventivas, as equipes coordenadas pela Copol realizaram mais de 100 abordagens. Já os bombeiros militares vistoriaram mais de 45 estabelecimentos comerciais. Desse número, 11 foram notificados.