Suspeito de criar falsas campanhas para arrecadar dinheiro é preso pela PC-CE em Acaraú

30 de setembro de 2021 - 15:36 # # # # #

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na captura de um homem de 31 anos, investigado por crimes de estelionato na cidade de Acaraú, Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará, onde foi capturado na quarta-feira (29). Ele é suspeito de criar falsas campanhas para arrecadação de valores que seriam destinados a pessoas vítimas de Covid-19.

As investigações da PC-CE apontam que Antônio Rodrigo Vasconcelos Nascimento fingia ser empresário e médico para se aproximar das vítimas. Inclusive, perfis nas redes sociais reforçavam a narrativa do suspeito. Com a aproximação, ele dizia que estava arrecadando valores financeiros em prol de vítimas da pandemia. As pessoas faziam depósitos bancários para o homem, que utilizava o dinheiro para fins pessoais.

“As pessoas devem ter cuidado e investigar os perfis de redes sociais, tendo em vista que várias empresas e pessoas podem ter seus perfis copiados, ocasionando perfis fakes responsáveis por golpes. Essas páginas podem solicitar doações e pessoas com boa fé, atendem e acabam se tornando vítimas de estelionatários. Antes de realizar doações, é importante que a pessoa saiba como, de fato, esse valor será empregado”, alerta o delegado Jean Weddigen, titular da Delegacia Regional de Acaraú.

Com as informações colhidas, a PC-CE encaminhou um pedido judicial de prisão preventiva, que foi deferido, sendo cumprido na tarde de ontem. Antônio Rodrigo foi encaminhado à Delegacia Regional de Acaraú, que investiga o crime.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3661-1017, da Delegacia Regional de Acaraú. O sigilo e anonimato são garantidos.