Abips da SSPDS realiza palestra interativa em alusão ao Setembro Amarelo

15 de setembro de 2021 - 17:32 # # # #

Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), realizou uma palestra interativa em alusão ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. A iniciativa, chamada de Café ConViva, foi ministrada pela psicóloga Isabela Rodé e contou com as participações de servidores e colaboradores da SSPDS interessados no tema.

A oficina teve como finalidade o diálogo sobre situações de saúde mental no trabalho, fazendo com que as pessoas questionem situações comuns que acontecem no dia a dia com colegas, familiares e amigos. Foram abordadas situações sensíveis do cotidiano, no qual a psicóloga abriu uma discussão para os participantes, sobre a forma correta de agir nos momentos em que a pessoa se encontra precisando de ajuda.

Isabela Rodé destacou a importância da ajuda profissional. “Momentos como esses aproximam os psicólogos das pessoas de forma mais leve. A importância da busca por ajuda profissional também é uma pauta que deve ser cada vez mais falada. Momentos como esse, inclusive, aproximam o profissional de saúde mental das pessoas de forma mais leve, quebrando uma ideia de que só alguns precisam. Mas na verdade todos precisam esvaziar um pouco questões da vida, que ocorrem no dia a dia e causam desconforto. Não hesitem em falar”, ressaltou a psicóloga.

Foi apresentado, para os participantes interagirem, um exercício que serviu para discutir acerca de três casos distintos da rotina na segurança pública. Três grupos escolheram uma forma que agiria sobre cada caso e dialogaram com a proposta escolhida. A profissional explicou, para a turma, a maneira correta de agir sobre cada caso, fazendo com que cada servidor participante adquirisse um conhecimento sobre o tema. O momento de interação contribuiu com um aprendizado dos servidores, fazendo com que os participantes, posteriormente, ajudassem outras pessoas e colegas de trabalho.
A psicóloga também explicou sobre o que foi ministrado na palestra, que foi idealizada para abrir uma discussão sobre casos cotidianos na segurança pública. “O momento de hoje foi idealizado para abrir uma discussão sobre o processo de adoecimento psíquico de forma mais fluida e esclarecedora. Tivemos um momento de convivência, onde foram analisados três estudos de caso (casos comuns) pelos participantes. Eles levantaram hipóteses de como ajudar essas pessoas de forma assertiva. Várias iniciativas foram expostas, e a partir disso, foi realizada uma psicoeducação sobre o que é adequado ou não a ser feito, desconstruindo paradigmas e rotulações sociais a respeito de saúde mental. Falar de adoecimento mental é imprescindível, pois quanto mais se sabe, menos conceitos distorcidos são disseminados, menos julgamentos são formados”, afirmou a Isabela Rodé.

Contato Biopsicossocial

Interessados em participar da próxima palestra? Mais informações entre em contato com a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) pelo telefone (85) 3223-1837 ou (85) 3214-1975.