Dez armas de fogo são apreendidas e dupla é presa pela PMCE durante ação na Grande Messejana

10 de setembro de 2021 - 17:31 # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), em mais uma ação de combate ao crime organizado, apreendeu, na madrugada desta sexta-feira (10), dez armas de fogo, sendo sete pistolas, dois revólveres e uma macaquinha (submetralhadora artesanal). Uma grande quantidade de munição, coletes balísticos e drogas também foram localizadas pelos profissionais de segurança. A ofensiva aconteceu na Comunidade São Miguel, no bairro Messejana, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Dois homens foram presos.

Equipes do Batalhão Humaitá do Comando de Policiamento do Choque (CPChoque) e da Força Tática do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM) foram acionadas, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), na madrugada desta sexta-feira, após informações acerca de disparos de arma de fogo na comunidade São Miguel. De imediato, os militares se dirigiram ao local, onde levantaram informações de que houve um tiroteio entre organizações criminosas rivais na região.

A composição policial foi até uma residência, onde um grupo tentou empreender fuga. Na ação, eles ainda atiraram contra os militares. No interior do imóvel, as equipes encontraram quatro coletes balísticos. Durante a fuga, um dos indivíduos deixou cair uma pistola calibre.40.

Já em outra residência vizinha, uma mochila foi apreendida. Em seu interior estavam uma submetralhadora artesanal.40, uma pistola.40, cinco pistolas.380, dois revólveres .38 e um carregador de pistola .9mm municiado. Foram apreendidos também 184 munições, sendo 91 de calibre.40, 40 de calibre .380, 31 de calibre .9mm, 22 de calibre .38 e, ainda, 32 gramas de cocaína.

Dois suspeitos foram capturados durante a ofensiva: Alexandre dos Santos Oliveira, de 27 anos, com passagens por roubo, posse irregular de arma de fogo e uso de entorpecentes; e Leonardo Vinícius Lima, de 23 anos, com passagem por tráfico de drogas. Os homens e todo arsenal apreendido foram encaminhados ao 35º Distrito Policial (35º DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) para os procedimentos cabíveis. Na delegacia distrital, Alexandre dos Santos Oliveira e Leonardo Vinícius Lima foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, receptação, tráfico de drogas e por integrar uma organização criminosa. Os homens encontram-se à disposição da Justiça. A Polícia Civil dará continuidade aos trabalhos policiais na região.

Balanço

A apreensão do material se soma ao balanço registrado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), que contabilizou um total de 3.458 armas de fogo apreendidas de janeiro a julho de 2021. O número corresponde ao aumento de 2,2% em comparação ao mesmo período de 2020, quando foram apreendidas 3.385 armas de fogo. Nessa quinta-feira (9), uma ação exitosa da Polícia Militar do Ceará culminou na apreensão de um fuzil calibre .556, no bairro Parque Manibura, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) da Capital.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser feitas ainda pelo telefone (85) 3101-4481, do 35º Distrito Policial. O sigilo e o anonimato são garantidos.