SSPDS realiza 12ª edição da operação Domus no Residencial Miguel Arraes

3 de setembro de 2021 - 17:30 # # # # # # # #

Com o objetivo de assegurar o bem-estar dos moradores de conjuntos habitacionais, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou a 12ª edição da operação Domus, na manhã desta sexta-feira (3). A edição foi realizada no conjunto habitacional Miguel Arraes, no bairro Siqueira, Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) da Capital.

Os trabalhos policiais realizados pelas Forças de Segurança nesta sexta-feira iniciaram pela manhã e contaram com o apoio de profissionais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Os trabalhos contabilizaram 176 veículos abordados por meio de blitz.

O balanço também contabilizou, durante as abordagens realizadas por policiais penais, a recondução de um indivíduo ao sistema penitenciário. Um estabelecimento comercial foi notificado durante as fiscalizações realizadas pelo Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Um total de 103 blocos foram fiscalizados pelas equipes bombeirísticas.

No dia 27 de agosto, a operação Domus teve sua 11ª edição realizada no residencial Cidade Jardim II. Os trabalhos são coordenados pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, que conta com o trabalho da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e de forças amigas como SAP e Detran.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.