Operação Domus realiza ofensiva no residencial Cidade Jardim II

27 de agosto de 2021 - 17:14 # # # # # # # # # # # #

Com foco no bem-estar dos moradores, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, na sexta-feira (27), a 11ª edição da Operação Domus. A ofensiva aconteceu no residencial Cidade Jardim II, no bairro Prefeito José Walter, Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.

A força-tarefa foi iniciada pela manhã e encerrada durante a tarde com duas prisões em flagrante por furto de energia. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com a Enel Distribuição Ceará, identificaram 42 ocorrências. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por sua vez, detectou 76 irregularidades nos blocos residenciais. Entre elas, a ausência da central de gás, de rotas de fuga obstruídas, ausência de iluminação de emergência, entre outros.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), em blitz realizada junto ao Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), realizou 192 abordagens a carros e motocicletas, ocasionando 30 autos de infração e nove apreensões. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que acompanhou a ofensiva, fiscalizou a situação de nove apenados que moram no residencial.

Outras edições

Em mais de um mês de Operação Domus, a força-tarefa já realizou 11 edições. A primeira ofensiva aconteceu no dia 15 de julho de 2021, no residencial Alameda das Palmeiras. Outros conjuntos habitacionais também já receberam a operação. São eles: Cidade Jardim I, Alameda das Palmeiras II e Vila do Mar III, todos em Fortaleza; e Residencial Orgulho do Ceará II, em Pacatuba.

Mobilização

Os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Ao todo, foram empregados homens e mulheres da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além de funcionários da Enel, concessionária de energia elétrica no Ceará.

A Coordenadoria de Inteligência (Coin) e a Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) da SSPDS estiveram na ofensiva. Os trabalhos foram subsidiados a partir de dados elaborados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.