Incêndio florestal é controlado pelo CBMCE em Mombaça

20 de agosto de 2021 - 16:55 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) controlou um incêndio florestal registrado nessa quarta-feira (18), na Serra do Canzuim, em Mombaça, Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado. A ação contou com bombeiros militares de Tauá e de Quixeramobim. O fogo iniciou no local no último sábado (14).

De acordo com o CBMCE, o fogo começou em uma área de mata fechada e rapidamente se alastrou, possivelmente por conta do calor e da grande quantidade de vegetação seca.

Caucaia

Ainda no sábado (14), outra guarnição do CBMCE debelou um incêndio florestal, no bairro Bom Jesus, em Caucaia (AIS 11). Os militares foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com o primeiro tenente Ricardo Wagner, do CBMCE, “usando de técnicas de combate a incêndio florestal e de todo o aparato operacional de nossa unidade, a guarnição controlou com habilidade esse sinistro tão comum essa época do ano e ainda ajudou na preservação do ecossistema da região”.

Segundo semestre

Os incêndios florestais se intensificam sobretudo, entre julho e dezembro, período que concentra 90% dos focos de calor no Ceará. Alguns são causados por fatores climáticos, uma vez que o segundo semestre do ano é caracterizado pela quantidade de ventos, associada à ausência de chuvas, que torna o solo e a vegetação mais predispostos ao fogo. Entretanto, existem situações em que o fogo é resultado da ação criminosa do ser humano.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE