Corpo de Bombeiros debela incêndio florestal em Caucaia

16 de agosto de 2021 - 14:29 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) debelou um incêndio florestal, no bairro Bom Jesus, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. A ação aconteceu na tarde de sábado (14), após a guarnição ser acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Os bombeiros controlaram as chamas, que atingiram cerca de seis mil hectares. De acordo com o primeiro tenente Ricardo Wagner, do CBMCE, “usando de técnicas de combate a incêndio florestal e de todo o aparato operacional de nossa unidade, a guarnição controlou com habilidade esse sinistro tão comum essa época do ano e ainda ajudou na preservação do ecossistema da região”.

Os incêndios florestais se intensificam sobretudo, entre julho e dezembro, período que concentra 90% dos focos de calor no Ceará. Alguns são causados por fatores climáticos, uma vez que o segundo semestre do ano é caracterizado pela quantidade de ventos, associada à ausência de chuvas, que torna o solo e a vegetação mais predispostos ao fogo. Entretanto, existem situações em que o fogo é resultado da ação criminosa do ser humano.

No ano passado, foram registrados 3.979 focos de incêndio em todo o território estadual. Em comparação com 2019, quando tiveram 4.304 focos, houve uma redução de 8%. Conforme o tenente-coronel Marcos Domingos Penucho Diógenes, do CBMCE, “se o lixo é um dos principais problemas nas zonas urbanas, nas zonas rurais é a prática de ‘limpeza de terreno’, que acaba causando incêndios”. Ainda, segundo o militar, “a gente precisa contar com o apoio da população. Não é só questão ambiental, mas também de educação, cultura. Nosso dever é proteger o meio ambiente”, finaliza.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE