Baiano com arma de fogo e animais silvestres é preso em ação conjunta

4 de agosto de 2021 - 12:44 # # # # # # # # # # # #

Um baiano foi preso durante mais uma ação da Força-Tarefa SUSP de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará, que conta com profissionais de segurança federais e estaduais. A ocorrência foi registrada nessa terça-feira (3), no município de Penaforte – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará. O homem estava com uma pistola 9mm e transportava animais silvestres.

O suspeito vinha do estado da Bahia e foi abordado no Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE). O homem foi preso em flagrante e autuado pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, com penas de dois a quatro anos de prisão, e por transporte de animais silvestres, com pena de seis meses a um ano de reclusão. O indivíduo capturado se encontra à disposição da Justiça.

Outras ações

Recentemente, outras duas ações exitosas foram deflagradas pela Força-Tarefa SUSP no Ceará. No dia 12 de julho, armas de fogo e três veículos foram apreendidos em abordagens ocorridas em Chorozinho (AIS 25). Na ocasião, quatro pessoas foram detidas e duas foram autuadas em flagrante.

Já no dia 7 de maio, um homem suspeito de comandar uma organização criminosa na Bahia foi preso na cidade do Eusébio (AIS 13). Em desfavor do suspeito havia dois mandados de prisão preventiva pelos crimes de homicídio qualificado, associação para o tráfico e organização criminosa, ambos expedidos pela Justiça do Estado da Bahia.

O homem é investigado por comandar um grupo criminoso suspeito de crimes naquele estado, como homicídios, tráfico de drogas, roubos e organização criminosa. Além do mandado de prisão, ele também foi autuado em flagrante pelo uso de documento falso.

Força-Tarefa

O Estado do Ceará aderiu ao Plano de Forças-Tarefas SUSP de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em janeiro deste ano. A adesão ocorreu com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). No ato, o gestor cearense firmou acordo de cooperação técnica entre a SSPDS do Ceará e o MJSP. A iniciativa do Ministério reforça os pilares da Lei nº 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) para integração formal e material dos órgãos de segurança pública.

As operações integradas contam com profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, das Polícias Civil e Militar do Ceará, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

*Com informações da assessoria de comunicação da Superintendência da Polícia Federal no Ceará.