Força-Tarefa resulta em prisão de chefe de organização criminosa da Bahia no Ceará

7 de maio de 2021 - 17:35 # # # # # # # # # #

Um homem suspeito de comandar uma organização criminosa na Bahia foi preso após uma operação integrada realizada por meio da Força-Tarefa do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) de Combate ao Crime Organizado no Estado, que é composta por forças de segurança estaduais e federais. A captura ocorreu nesta sexta-feira (7), após o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva contra um homem de 35 anos. A ação ocorreu na cidade de Eusébio, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará.

Em desfavor do suspeito havia dois mandados de prisão preventiva pelos crimes de homicídio qualificado, associação para o tráfico e organização criminosa, ambos expedidos pela Justiça do Estado da Bahia. O homem é investigado por comandar um grupo criminoso suspeito de crimes naquele estado, como homicídios, tráfico de drogas, roubos e organização criminosa. Além do mandado de prisão, ele também foi autuado em flagrante pelo uso de documento falso.

A sua localização foi possível após a troca de informações de inteligência entre as instituições envolvidas, que apontavam que ele estaria escondido no Ceará. Após o trabalho integrado, o homem foi localizado e preso. Ele foi conduzido à sede da Polícia Federal no Ceará. O baiano figurava na lista dos homens mais procurados do estado nordestino.

Força-Tarefa

O Estado do Ceará aderiu ao Plano de Forças-Tarefas Susp de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em janeiro deste ano. A adesão ocorreu com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). No ato, o gestor cearense firmou acordo de cooperação técnica entre a SSPDS do Ceará e o MJSP. A iniciativa do Ministério reforça os pilares da Lei nº 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) para integração formal e material dos órgãos de segurança pública.

As operações integradas contam com profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, das Polícias Civil e Militar do Ceará, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

*Com informações da assessoria de comunicação da Superintendência da Polícia Federal no Ceará.