Dia do Motorista: SSPDS compartilha a história de Seu Edmilson e a trajetória dele na profissão de motorista

25 de julho de 2021 - 15:10 # # #

Em alusão ao Dia do Motorista, neste 25 de julho, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresenta a história de Edmilson Gomes ou, simplesmente, Seu Edmilson. Há 38 anos na profissão, ele conduz há 21 anos agentes de segurança nas mais diversas missões pelas estradas do Ceará. 

Aos 17 anos, Edmilson Gomes conquistou seu primeiro emprego como fiscal de caixa em um supermercado em Fortaleza. Nessa época, quando ainda dava os primeiros passos na carreira profissional, ele já sabia o que queria fazer: “Para ser feliz e bem-sucedido em uma profissão, sempre soube que eu precisava gostar do que fizesse. A minha paixão era o volante, mesmo antes de aprender a dirigir e tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, revela. 

Edmilson coleciona muitas histórias nesses 38 anos de profissão que escolheu. Durante todo esse tempo, passou por diversas secretarias no Governo do Estado, onde já está há 36 anos. Segundo ele, aprendeu muito em cada uma delas, como na então Secretaria de Comunicação (Secom) e no Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial (Nutec) da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). 

Na SSPDS, já são 21 anos, com uma passagem também pelo Comando da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Atualmente lotado na Célula de Gerenciamento de Frota (Cegef) da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) da SSPDS, Edmilson conta que uma das maiores experiências e conquistas que a profissão de motorista lhe trouxe foi conhecer pessoas. “Digo para quem está começando que trate sempre bem o passageiro. O melhor que essa vida me trouxe foi conhecer pessoas”, conta. 

Aos 65 anos, casado, com cinco filhos e quatro netos, quando Edmilson não está trabalhando, a casa é o melhor lugar para estar, especialmente, se for na companhia da netinha de dois anos, Mariah Valentina. Nos dias de folga, divide seu tempo entre a neta e os reparos na casa onde mora. “Gosto de trabalhar em casa, construir, reformar o piso, pintar a casa, não consigo ficar parado”, diz. 

E para todos aqueles que compartilham a mesma jornada diária, Edmilson aconselha: “Conduzir é sempre uma aventura. Para você dirigir nas estradas tem que ter muita experiência.”