Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga na região dos Inhamuns

25 de julho de 2021 - 14:14 # # #

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na manhã desse sábado (24), um jacaretinga. O réptil carnívoro foi encontrado entre Tauá e Independência, municípios localizados no Sertão dos Inhamuns. O animal silvestre estava saudável e foi devolvido ao seu habitat natural.

Homens da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (3ª Cia/3º BBM), do Quartel de Tauá) foram acionados via 193 por moradores que encontraram o réptil. O bicho estava preso em uma rede de pesca numa área limítrofe entres os municípios de Tauá e Independência. Os bombeiros militares utilizaram um laço tipo cambão para fazer a captura correta do animal, que media 1,50 metro de comprimento.

O animal resgatado estava saudável e foi recolhido para a região de mata fechada da localidade, próxima a uma fonte de água e compatível com seu habitat natural. Espécies de jacaretinga já foram resgatados no Ceará pelo Corpo de Bombeiros, em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Ipueiras, Crateús e agora em Independência.

Jacaretinga

Conhecido também como jacaré-de-óculos, o réptil carnívoro (Caiman crocodilos), habita diferentes rios e lagos. No Brasil, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metro. Eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Legislação e prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.