CBMCE atua com Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em vítima de infarto na Maraponga

8 de julho de 2021 - 15:01 # # # #

Um pedido de ajuda chegou no Batalhão de Socorro e Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na manhã dessa quarta-feira (7),  por meio de populares que se encontravam em um supermercado próximo ao quartel, no bairro Maraponga, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. Uma mulher de 52 anos estava passando mal e tudo indicava que poderia se tratar de um infarto.

De imediato, os socorristas da viatura Alfa 1, soldados Cleyton Rodrigues e Magna Câmara foram até o local do chamado onde se encontrava a vítima e iniciaram o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) utilizando o desfibrilador externo automático (DEA), dando início ao protocolo de reanimação. O procedimento era realizado, enquanto os bombeiros militares aguardavam a chegada da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Fortaleza.

Graças à rapidez do atendimento e aos protocolos empregados com excelência pelos socorristas do BSU, a mulher voltou a apresentar pulsação, foi estabilizada e transportada pela UTI móvel do Samu Fortaleza.

“Ao chegarmos ao supermercado, constatamos que a vítima se encontrava em parada cardiorrespiratória (PCR). Verificamos o cenário, solicitamos o apoio do suporte avançado e, de pronto, começamos as manobras de reanimação cardiorrespiratória (RCP) com o uso do desfibrilador externo automático (DEA)”, informou a socorrista do BSU, soldado Magna Câmara.

A socorrista do CBMCE  relatou que foram cerca de 25 minutos de reanimação até ser percebida a volta do pulso arterial no final de um ciclo de reanimação cardiorrespiratória. Posteriormente, a vítima, não mais em parada cardíaca, foi entregue aos cuidados do suporte avançado para estabilização e transporte a uma unidade hospitalar. “O tempo-resposta foi essencial para o sucesso da ocorrência”, ressaltou.