PC-CE captura homem investigado por manter as próprias irmãs em cárcere privado em Tabuleiro do Norte

1 de julho de 2021 - 14:56 # # # # #

Após uma investigação detalhada, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) cumpriu, nessa quarta-feira (30), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 63 anos, investigado por manter as próprias irmãs em situação de cárcere privado. O caso aconteceu na cidade de Tabuleiro do Norte, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

De acordo com as apurações, o suspeito, com antecedentes por ameaça, lesão corporal dolosa, posse irregular de arma de fogo de uso restrito e porte ilegal de arma de fogo por uso restrito, foi encontrado em uma sucata onde trabalhava recentemente. Ele não ofereceu resistência ao cumprimento da ordem judicial. Os investigadores apuram a conduta do homem nos crimes de sequestro e cárcere privado, com desvios de proventos de pessoa idosa.

Conforme as investigações, o homem administrou a aposentadoria das duas irmãs entre 2000 e 2006, quando foi preso em flagrante. Na época, as vítimas tinham 61 e 69 anos. De acordo com a PC-CE, ele utilizava os benefícios para fins pessoais, além de fazer empréstimos. As mulheres ficavam trancadas em casa, sem acesso a outras pessoas, por um longo período. O investigado foi preso e encaminhado ao sistema prisional.

Como identificar um crime contra idoso

No Brasil, conforme o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), a violência contra idosos é crime e, portanto, deve ser denunciada às autoridades policiais. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência contra a pessoa idosa se define como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa.

Dia mundial desperta para o combate da violência contra a pessoa idosa

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias de crimes ocorridos no município de Tabuleiro do Norte podem ser encaminhadas ainda para o telefone (88) 3424-3811, da Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.