Aesp realiza capacitação para músicos da PMCE

1 de julho de 2021 - 15:15 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta quinta-feira (1º), a Aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento Instrumental e Capacitação Continuada para Músicos Militares. Vinte e um policiais militares participam desta capacitação, que tem o objetivo de habilitar os profissionais que já integram a Banda de Música da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Major Xavier Torres e demais músicos que atualmente encontram-se em batalhões na Capital e Interior do Estado do Ceará, para servir à referida banda de música.

A capacitação segue até o dia 30 de julho e possui uma carga-horária de 80 horas/aula, incluindo disciplinas de fundamentos e prática musical, prática de conjunto musical, além de seminários e palestras que visam agregar experiência e conhecimentos aos musicistas.

“É uma satisfação podermos contribuir com o engrandecimento dos integrantes da banda de música, levando mais conhecimento e o incremento do capital intelectual para que eles possam cada vez mais exercer a sua atividade cultural. A Academia trabalha em todas as frentes, a gente não só se limita a realizar os cursos de capacitação na área operacional, em que os policiais são preparados para atuar no policiamento ostensivo ou na atividade especializada. Também cabe a nós a responsabilidade de capacitar os efetivos especializados como a banda de música”, destacou o diretor geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu.

O início da capacitação foi marcado pela palestra “Formação continuada, prática educacional como ferramenta de ascensão na carreira militar”, ministrada pelo maestro e subtenente Polícia Militar do Ceará, Francisco Jardilino Maciel, que é especialista em música pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (Faveni) e também já atuou como editor de partituras e arranjador do projeto “Probandas” e na Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

“Quando eu entrei na Polícia, na década de 1990, não se falava muito em continuação de formação e aperfeiçoamento dos policiais, e hoje, com o advento da Aesp, nós temos equipamentos e militares capacitados para dar essa formação, abrindo espaço para que a gente pudesse vislumbrar essa formação continuada”, explicou o palestrante.

O sargento PM Gian Franco Cordeiro Gomes, clarinetista da banda de música da PMCE, que é um dos alunos do curso, ressalta o valor de agregar conhecimento e expandir o seu leque de referências. “A expectativa é a melhor possível nessa perspectiva de formação e continuação, porque o músico, assim como o policial militar da fileira, precisa está em constante capacitação profissional, e esse vem somar ao conhecimento do músico militar essa oportunidade de novos aprendizados para desempenhar a sua função com excelência”, pontuou o militar.

Também compareceram à aula inaugural o coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, o diretor geral da Aesp; o tenente-coronel PM Glaydson Pinheiro Farias, representando o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará, e o tenente PM Antônio Ernando de Sena Ramos, coordenador do Curso de Aperfeiçoamento Instrumental e Capacitação Continuada para Músicos Militares.

Banda de Música Major Xavier Torres

Com 166 anos, a Banda de Música Major Xavier Torres da PMCE é considerada a mais antiga em atividade no Estado do Ceará. Fundada em 28 de outubro de 1854, foi a primeira banda de música a executar oficialmente o Hino do Estado do Ceará, no ano de 1903.

Hoje a banda conta em 83 policiais músicos, que diariamente realizam apresentações em eventos oficiais, praças, pontos turísticos, terminais de ônibus e diversos outros locais públicos de grande movimentação, levando cultura e arte para o povo cearense.

Neste período de pandemia, a Banda Major Xavier Torres também realizou apresentações em frente a alguns hospitais para homenagear médicos e pacientes.