Com apoio do Nuvid e do Agilis, suspeito de disparar para o alto em via pública é preso

21 de junho de 2021 - 17:48 # # # # # # # # #

Uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio de operadores do Núcleo de Videomonitoramento e do Sistema Agilis da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), prendeu um homem suspeito de fazer disparos com uma arma de fogo no bairro Parreão, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. A ação aconteceu na madrugada desta segunda-feira (21). O homem foi flagrado pelas câmeras do sistema de videomonitoramento e foi monitorado até ser abordado.

Os agentes de segurança foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS sobre suspeitos em dois carros, um Fiat Bravo e um Toyota Corolla. No veículo Corolla, estavam seis pessoas, três homens e três mulheres. De acordo com informações da ocorrência, um dos homens realizou disparos para o alto em uma das principais vias públicas do bairro Parreão nas proximidades do Montese. Com apoio de operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e informações do Agilis, descobriu-se a localização dos suspeitos, iniciando uma perseguição policial.

Os suspeitos foram rendidos em uma via da região. Porém, durante a abordagem no veículo e nos passageiros, não foi encontrada nenhuma arma de fogo. Como havia mulheres no veículo, uma policial feminina auxiliou na abordagem. Todos os envolvidos foram conduzidos para o 7º Distrito Policial (DP). Ao final do procedimento, Francisco Felipe Amaro, 23 anos, com passagens por receptação consumada, roubo de veículo, roubo e crimes de trânsito, foi preso em flagrante por disparo de arma de fogo com base no Estatuto do Desarmamento.

Durante depoimento na delegacia, o suspeito negou que tivesse efetuado qualquer disparo. Os outros suspeitos foram ouvidos e liberados após prestarem esclarecimentos. O caso segue para o 25º DP, que dará continuidade às investigações.

Agilis

Além da interação com o próprio Sistema de Videomonitoramento da SSPDS, que atualmente possui mais de 3.300 câmeras espalhadas em todo o Ceará, o Agilis detecta e exibe em sua interface pontos de capturas de veículos em mapa, com informações detalhadas e que subsidiam os trabalhos das equipes policiais. Por meio da ferramenta, os policiais acessam o monitoramento de veículos que serão identificados em tempo real pelo sistema. Essa detecção ocorre graças aos sensores espalhados pelos territórios de interesse da segurança pública. As viaturas e as aeronaves dos órgãos de Segurança Pública do Ceará também poderão ser visualizadas em tempo real no sistema.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas também para o número (85) 3101-3529, do 25º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.